X

Parque Atalaia, em Macaé, triplica visitação com reabertura após 2 anos fechados por causa da pandemia

Visita do prefeito ao Parque Municipal Atalaia. Macaé/RJ.

Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, o Parque Natural Municipal Atalaia, em Macaé, possui uma das reservas ambientais mais importantes de Mata Atlântica no Estado do Rio, e é cortado por trilhas que levam a recantos paradisíacos abertos à apreciação da população.

Fechado para visitação por 2 anos em razão da pandemia do coronavírus, o Parque Atalaia recebe pesquisadores, estudantes, grupos de meditação, e pessoas que valorizam e buscam contato com a natureza.

Segundo a prefeitura, com a reabertura do espaço para visitação, em março desse ano, o aumento do número de visitantes vem surpreendendo cada vez mais a Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal.

“Em 2019, antes da pandemia, o Parque Atalaia tinha visitação pública em 5 dias da semana. Em 2022 foi feita a reabertura gradual, passando a atender 3 dias semanais. De abril a julho, foram registradas 3.715 visitas”, explicou o município.

Biólogo e chefe do Parque Atalaia, Alexandre Bezerra explica que a visitação da unidade de conservação que fica a 27 quilômetros (km) do centro da cidade tem chamado a atenção da equipe responsável pelo espaço no município.

“Ao compararmos os dados no mesmo período desses 2 anos, levando em consideração os dias de funcionamento, conclui-se que o fluxo de visitação triplicou”, contou Alexandre Bezerra.

A prefeitura lembra que quem visita o Parque Atalaia também tem a oportunidade de conhecer um pouco mais da história do município, por ter sido um dos primeiros mananciais para o abastecimento de água da cidade, e da riquíssima biodiversidade, que tem 235 hectares de mata, com árvores, arbustos e epífitas, que abriga diversas espécies de peixes, aves e mamíferos de pequeno, médio e grande porte.

Segundo município, o roteiro turístico é composto por 5 trilhas, a mais nova foi batizada de Caminho da Estrela, conectando o Parque Atalaia ao Pico do Frade, totalizando em torno de 50 km de extensão mata adentro.

“A próxima visitação ecoturística ao Parque Natural Atalaia está prevista para o dia 3 de setembro. Será uma caminhada nível ‘hard’, de 20 km, ida e volta, até as cachoeiras”, contou a prefeitura, que oferece contato para agendamento, através do e-mail agendamento.atalaia@gmail.com.

Leave a Comment