X

Obras de saneamento dominam debates durante a Câmara Itinerante da Aroeira, em Macaé

Um dos bairros mais tradicionais de Macaé, a Aroeira recebeu, no último sábado, 25, o projeto da Câmara Itinerante, da Câmara Municipal, evento que contou com a presença de vereadores e de representantes de algumas pastas da administração municipal.

Entre os temas discutidos no encontro, estiveram o serviço público, em especial as áreas de Saneamento, Saúde, Educação e Mobilidade Urbana, entre outras.

A realização do projeto no bairro foi uma solicitação do vereador Reginaldo do Hospital (PODE), que preferiu elogiar as ações da atual gestão do governo, como a reabertura do Restaurante Popular, que oferece refeições gratuitas à população.

“A atual gestão reabriu o Restaurante Popular, agora com refeições gratuitas, e trabalha para ter uma 2ª unidade no Lagomar. Em breve, teremos os programas, Café da Manhã e Prato do Bem, para o jantar. Todo esse empenho é para garantir a inclusão de quem está em vulnerabilidade”, disse Reginaldo do Hospital.

Também presente ao evento do último sábado, o presidente da Câmara, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE), falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo governo para iniciar as obras de esgotamento sanitário no bairro, que visam dar fim aos problemas de alagamentos vividos pelos moradores há tantos anos.

“Os alagamentos se arrastavam por décadas, mas o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) tirou a promessa do papel. A macrodrenagem foi a 1ª grande licitação do governo a ser iniciada. Deste então, o bairro já recebeu mais de 50 milhões de reais em investimento”, ponderou Cesinha.

Questionado sobre melhorias na rede pública, o secretário de Saúde, Alexandre Cruz (CIDADANIA), anunciou a inauguração do Hospital do Olho, que deve acontecer no próximo mês de dezembro, além de falar sobre o processo de recadastramento do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.

“Estamos trabalhando para priorizar o atendimento dos nossos moradores. O Centro de Especialidades para pessoas com deficiência, uma luta do Cesinha e demais vereadores, também está avançando, assim como a implementação do Centro Municipal de Imagens, que funcionará no antigo posto Jorge Caldas”, adiantou Alexandre Cruz.

O saneamento também foi tema de reivindicações dos moradores da Aroeira e de bairros vizinhos, que cobraram obras e ações da prefeitura sobre a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário e tratamento de água na cidade.

“Também estamos na expectativa da criação da agência reguladora da BRK Ambiental. Há muitas reclamações sobre a qualidade da obra de esgoto e precisamos ter maior poder de fiscalização”, disse Cesinha.

Além de Cesinha e Reginaldo do Hospital, participaram do evento ainda os vereadores Luciano Diniz (CIDADANIA), Rond Macaé (PATRIOTA), Tico Jardim (SOLIDARIEDADE), Amaro Luiz (PRTB) e Rafael Amorim (PDT).

Já representando o Executivo, junto com Alexandre Cruz, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, e o secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, bem como representantes das secretarias de Mobilidade Urbana, de Educação, e de Ordem Pública, e da Secretaria Adjunta de Habitação.

Leave a Comment