X

Macaé tem ação do programa Cidade da Melhor Idade em praça do centro nessa quinta-feira, 15

Praça Veríssimo de Mello. Macaé/RJ - Data: 15/05/2014. Foto: Moisés Bruno / Prefeitura de Macaé.

A Praça Veríssimo de Melo, no centro de Macaé, recebe nessa quinta-feira, 15, uma ação para celebrar o Junho Violeta, mês em se comemora o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

A ação é uma realização da prefeitura, através do programa Macaé Cidade da Melhor Idade, contando com uma parceria entre as secretarias de Saúde, de Mobilidade Urbana, de Educação, de Esportes, e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.

A iniciativa, que acontece das 8h às 14h, também conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Macaé, o Conselho do Idoso, e a Organização Não Governamental (ONG) Me Ajuda a Viver.

Entre os serviços oferecidos na ação estão a aquisição de Carteira de Identidade; orientações sobre a utilização do Cartão de Estacionamento do Idoso; aplicação de vacinas contra coronavírus e gripe suína; atendimento com geriatra, psiquiatra e psicólogo; exames de vista; além de cursos para quem já passou de 60 anos e deseja voltar ao mercado de trabalho; espaço para o lazer e ginástica, zumba e música.

“O objetivo é conscientizar a população sobre os tipos de violências sofridas pelos idosos. De acordo com dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Brasil registrou, no 1º trimestre desse ano, um aumento de 97% no número de violações de direitos contra pessoas idosas. Foram 202,3 mil casos entre janeiro e março. No ano passado, no mesmo período, houve 102,8 mil casos”, detalhou a prefeitura.

Segundo o coordenador do programa Macaé Cidade da Melhor Idade, o ex-vereador Robson Oliveira (PSD), esses eventos são importantes também para reforçar a necessidade de conscientização sobre os cuidados com as pessoas idosas.

“Estamos falando de violência física, emocional, financeira, institucional, sexual, negligência ou abandono. E, geralmente, são atitudes praticadas por pessoas do próprio círculo familiar do idoso”, disse Robson Oliveira.

A cidade de Macaé conta com um serviço do Disque Idoso, criado pela prefeitura, que serve para que a população denuncie casos de suspeita de violência contra o idoso, atendendo 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do telefone (22) 99927-1898, lembrando que o contato é sigiloso e pode ser feito também por WhatsApp.

Leave a Comment