X

Macaé reforça campanha de vacinação na região central e na região serrana do município

A Prefeitura de Macaé inicia, nesta quinta-feira, 11, o reforço da campanha de multivacinação visando a imunização de crianças e adolescentes com idade até 14 anos, 11 meses e 29 dias, para garantir a atualização da caderneta de vacinação.

A vacinação acontece nos 36 polos de atendimento espalhados pela cidade, tanto na região central quanto na região serrana do município, garantindo ao público alvo doses das vacinas que compõem o calendário de imunização definido pelo Ministério da Saúde.

A prefeitura lembra que os pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes devem ficar atentos aos prazos que completam os esquemas de imunização contra cerca de 20 doenças, entre elas a poliomielite, que tem como alvo crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, que devem receber nova dose.

“Esta ação tem como objetivo atualizar a situação vacinal das crianças e adolescentes, e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis. É muito importante que o responsável mantenha a caderneta de vacinação da criança e do adolescente em dia”, avaliou a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Mariana Gulão.

A vacinação segue até o próximo mês de setembro na Casa da Vacina e nos demais 35 polos, de acordo com o horário de atendimento da sala de imunização das unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Entre as doenças que terão doses de vacinação, estão BCG; Hepatite B; Poliomielite 1,2,3 (VIP – inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP – atenuada); Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (atenuada); Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR); Varicela; Hepatite A (HA); Difteria, Tétano, Pertussis (DTP); Difteria, Tétano (dT); Papilomavírus humano (HPV); Varicela , Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada).

Para a prevenção da poliomielite, os pais e responsáveis pelas crianças devem ficar atentos ao novo calendário, que garante também a atualização da Caderneta de Vacinação do público desta faixa etária.
As vacinas estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, na Casa da Vacina, e nos outros 35 polos que compõem a rede de atenção básica, lembrando que a população deve conferir o horário de rotina da unidade da ESF mais próxima à sua residência.

“A vacinação é direcionada, tanto para as crianças desta faixa etária que já foram vacinadas, quanto as que ainda não garantiram a imunização. A poliomielite é uma doença contagiosa e estamos em risco de reintrodução no nosso país”, reforçou Mariana Gulão.

Leave a Comment