X

Macaé recomeça campanha de vacinação contra o coronavírus com equipe no Centro até sexta-feira, 25

Recomeçou nessa segunda-feira, 21, a campanha municipal de vacinação contra o coronavírus em Macaé, que segue até essa sexta-feira, 25, nos polos de imunização e em frente às Lojas Americana, no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade, das 10h às 12, e das 13h30 às 16h.

Segundo a prefeitura, a vacinação será direcionada às pessoas com idade acima dos 12 anos, e que precisam atualizar seu esquema vacinal até a 4ª dose, assim como para crianças a partir dos 2 anos com comorbidades, que são doenças que podem ser agravadas com a infecção do coronavírus.

“É muito importante que a população mantenha seu esquema vacinal em dia. Estamos disponibilizando mais um polo para facilitar a ida das pessoas e garantir a imunização contra a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019)”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales.

A vacinação durante essa semana acontece nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morro de Santana, do Lagomar e do Barramares, das 8h às 16h, e na Casa da Vacina, das 8h às 20h.

O município lembra que, para receber a dose da vacina, basta levar o comprovante de vacinação anterior, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) ou o CPF, e um documento de identificação com foto, que pode a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho.

Já para as crianças a partir de 2 anos com comorbidades, a vacinação acontece na Casa da Vacina e no Pronto Socorro do Parque Aeroporto, das 8h às 15h, com uma programação diferente ao longo da semana.

Nessa terça-feira, 22, a imunização acontece para crianças a partir de 1 ano, e na quarta, 23, para crianças a partir de 6 meses, lembrando que Macaé recebeu 450 doses da Pfizer Baby, destinada a crianças de 6 meses a 2 anos de idade com comorbidades.

“Devido à quantidade de doses recebidas, vamos começar a imunização de forma escalonada e somente nesses 2 polos. A Pfizer Baby também tem pouca duração depois de aberta, por isso o horário precisa também ser um pouco reduzido'”, explicou Elenice Sales.

Entre as comorbidades listadas pelo município, estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, H|ipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo P, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down, e cirrose hepática C.

Leave a Comment