X

Macaé promove mais 2 eventos da campanha mundial do Outubro Rosa nessa segunda-feira, 17

Essa segunda-feira, 17, em Macaé, foi marcada por 2 eventos da campanha mundial do Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama, que aconteceram no auditório do Centro Integrado de Administração da Saúde (CIAS), no Centro, e na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Barramares/São José do Barreto.

Com o tema “Câncer de mama: Diversos olhares”, o evento no CIAS marcou também o “Dia Laranja: Encontro Multidisciplinar”, com uma programação direcionada a servidores e universitários dos cursos de Medicina, e de Enfermagem.

“O objetivo foi destacar a importância de levar acolhimento, sensibilidade e olhar humanizado no atendimento ao paciente que recebe diagnóstico de câncer de mama. A programação contou com palestras que tratam de direitos, saúde mental e depoimentos. A próxima ação será na sede do CriaSana, em data ainda a ser definida, com parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres”, contou a prefeitura.

A programação foi em parceria com a instituição Unamama, com o Programa Saúde da Mulher, com o Instituto de Oncologia, e com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Macaé, responsável pela entrega de certificados aos participantes.

A abertura foi realizada pelo secretário de Saúde, Alexandre Cruz, que, acompanhado da coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Renata Louredo, que comentou a importância do evento.

“Temos que continuar com este olhar humanizado e diferenciado quanto aos cuidados com a saúde da mulher. O objetivo é permitir que a saúde seja plena. Que outras programações de ‘Outubro Rosa’ aconteçam para que possamos cada vez mais primar pela saúde da mulher. Para o próximo ano, a previsão é ampliar os atendimentos dedicados à mulher. Agradecemos a toda equipe da Saúde por este olhar. Agradeço a parceria com Marilena Garcia, que mostra força e luta diante do câncer”, falou Renata Louredo, citando a ex-secretária de Educação do município.

A gestora reforçou também que a proposta do evento destinado aos servidores e universitários foi destacar o acolhimento diferenciado e maior sensibilidade do servidor na abordagem ao paciente que recebe o diagnóstico.

“Sabemos que 95% dos diagnósticos precoces têm cura. Nunca podemos deixar de estimular a medicina preventiva e o cuidado. Humanizar e acolher são virtudes na área da saúde”, revelou Renata Louredo.

Entre as participantes, estiveram professora convidada, Margarida Maria Barcelos, o médico oncologista do Instituto de Macaé, Gabriel Mussi, a mastologista Paula Bichara, e a psicóloga e a advogada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Macaé, Paola Salvaterra e Rute Curvelo, além da secretária de Políticas para Mulheres, Jane Roriz.

Já na UBS Barramares/Barreto, localizada em São José do Barreto, a programação promovida pela Secretaria Adjunta de Atenção Básica visava a conscientização sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença, com o tema “Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?”, conforme orientação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde.

Coordenadora da UBS Barramares/Barreto, Iracema Costa contou que, durante a semana, a unidade intensifica ações da campanha Outubro Rosa com atendimentos, marcação de exames, consultas e incentivo à participação.

O evento contou com a participação da assistente social Elaine Feitosa, e da secretária da Organização Não Governamental (ONG), Onco Renascer, Marina Medeiros, além da enfermeira Marinda Batista.

A UBS Barramares/Barreto funciona na Rua Raul Seixas, em São José do Barreto, e disponibiliza atendimentos com várias especialidades como médico dermatologista, ginecologia, obstetrícia, clínica médica, serviço social, bem como atendimento de enfermagem, nutrição, odontologia, fisioterapia, farmácia, massoterapia, vacina e exames laboratoriais.

Leave a Comment