X

Macaé lança calendário de eventos para o ano de 2023 com expectativa de agitar economia e turismo

A Prefeitura de Macaé lançou nessa semana o seu calendário de eventos para 2023, com 190 dias de atrações em 70 programações de turismo, esporte, cultura, empresarial, folclórica e religiosa para a população da cidade.

O objetivo do governo é estimular a economia da cidade durante todo o ano, com geração de emprego e renda em atividades comerciais ligadas, direta e indiretamente, ao setor do turismo, além de também proporcionar diversão e lazer para a população.

“Macaé está bombando e vamos bombar também no turismo. Vamos reformar o Centro de Convenções [Jornalista Roberto Marinho], estamos incentivando a vinda de turistas para Macaé, e promovendo entretenimento com atrações empresariais, técnicas, cívicas, religiosas, de esporte, cultura, arte, pecuária, folclórica, valorizando a beleza natural da cidade, o potencial da rede hoteleira, da gastronomia, do artesanato, com atrações também de turismo rural, festas na região serrana, o que contribui para o aumento da oferta de trabalho, renda e emprego para a cidade”, avaliou o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA).

No lançamento do calendário, o prefeito acrescentou ainda que as atrações envolvem também eventos históricos, científicos, sociais, agrícolas, educativos, populares e beneficentes, que também estão previstos para esse ano de 2023.

Segundo o prefeito, a atual gestão entende o turismo como uma atividade econômica geradora de emprego e polo de criação de novos negócios, o esse calendário visa minimizar a sazonalidade do setor, principalmente em períodos considerados de baixa temporada.

“Eventos contribuem para a qualidade de vida dos nossos habitantes e são um atrativo gerador de desenvolvimento econômico”, reforçou Welberth Rezende.

Elaborado pela Secretaria Adjunta de Turismo, o projeto do calendário de eventos 2023, que teve apresentação de vídeo com a participação do secretário estadual de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca (PP), conta com o apoio de todo o setor do turismo da cidade.

Entre os destaques das apresentações de vídeos do projeto do calendário, estiveram também a bailarina Ana Botafogo, e o dançarino Carlinhos de Jesus, que enalteceram o Festival de Dança, que será promovido em outubro pela iniciativa privada com apoio da prefeitura.

Também foram citados no evento o Grand Prix RJQM Cavalo Quarto de Milha, em agosto, que terá cerca de 700 cavalos e 1 milhão de reais em prêmios, e o Terra de Gigantes Selva Aventura 2023, de corrida de aventura.

De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Leo Anderson, o calendário de eventos 2023 de Macaé tem como objetivo divulgar os eventos realizados no município e agregar valor à imagem do destino Macaé aos polos emissores, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística da cidade.

“É de grande importância para uma cidade como Macaé, com fins turísticos, ter um calendário de eventos atual, tradicional, bem definido e divulgado, para garantir o fluxo de turistas no decorrer de todas as estações do ano, que movimentará toda economia local”, acredita Leo Anderson.

Também presente ao evento, o secretário de Cultura, Leandro Mussi ressalta a importância da parceria entre as pastas do Turismo e da Cultura, como na realização do Carnaval 2023, que começa com atrações já nessa sexta-feira, 10, além de citar outros eventos ao longo desse ano.

“Sexta-feira (10) lançamos o Carnaval de Rua de Macaé com 4 pontos: Imbetiba, Barra, Cavaleiros e Glicério; vamos licitar a Paixão de Cristo; teremos Festival de Dança e de Teatro”, afirmou Leandro Mussi, embora o Festival de Teatro não apareça na arte do calendário divulgada pela prefeitura.

Além de arte e cultura, o calendário traz também atividades voltados para o conhecimento, como lembraram a secretária de Educação, Leandra Lopes, e a secretária adjunta de Ensino Superior, Flávia Picon.

“Estamos organizando o Macaé Conecta Week, que será importante para a integração dos 6.500 alunos da Cidade Universitária”, adiantou Flávia Picon.

“Estamos com 43 mil alunos voltando e vamos englobar ótimos eventos educativos”, concordou Leandra Lopes.

Outro gestor municipal que teve o que comemorar com os eventos previstos no calendário de eventos da cidade para esse ano foi o secretário de Esportes, Marvel (REDE), que reforçou o papel da pasta no desenvolvimento da cidade.

“O estádio, o ginásio, o Parque da Cidade, estão passando por reformas”, recordou Marvel, que esteve no evento acompanhado da vereadora Iza Vicente (REDE), sua colega de partido, e que acredita o calendário mostra o sonho de uma Macaé que é potência turística e gera renda em todas as áreas.

Além dos secretários de Cultura, de Educação, e de Esportes, dos secretários adjuntos de Turismo, e de Ensino Superior, e da vereadora, participaram do evento do lançamento do calendário os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto; do Macaé Convention & Visitors Bureau, Marcelo Merrel; da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Macaé, Luis Henrique de Souza Fragoso; da Federação dos Conventions Bureaux do Rio de Janeiro, Guilherme Abreu; da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) em Macaé, Evandro Cunha; do Conselho de Turismo da Região Costa do Sol (Condetur), Marco Navega; e do Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros, André Alcino; além do vice-prefeito, Célio Chapeta (PSDB), e de outros gestores municipais.

Leave a Comment