X

Macaé elege 4 mulheres para a Câmara e amplia protagonismo feminino na política da região

Única cidade da região a ter uma secretaria municipal para as políticas públicas voltadas para as mulheres, Macaé terá um número recorde de representatividade feminina também na Câmara Municipal a partir de 2025.

Com o resultado da apuração das urnas nesse domingo, 6, serão 4 mulheres vereadoras no Legislativo a partir do ano que vem, um aumento de 300% em relação ao número de mulheres eleitas para o Legislativo em 2020.

Além da vontade da população demonstrada nas urnas nesse fim de semana, o aumento da representatividade feminina no Legislativo da cidade reforça o trabalho feito pela gestão do prefeito Welberth (CIDADANIA), reeleito com recorde votos no domingo.

“A eleição de 4 vereadoras, fato histórico na política de Macaé, reflete o protagonismo que nosso governo deu às mulheres. E tenho certeza de que elas vão contribuir muito para os avanços do município nestes próximos 4 anos”, comentou o prefeito nessa terça-feira, 8.

Para a próxima legislatura 2025-2028, as mulheres ocuparão 4 das 17 cadeiras da Câmara de Macaé, entre elas a 4ª mais votada em todo o município, a estudante de direito Manu Rezende (MDB), que somou 3.206 votos (2,39%), superando nomes pesados da política macaense, como Luciano Diniz (CIDADANIA) e Amaro Luiz (PV), reeleitos, ou George Jardim (PSDB) e Paulo Paes (CIDADANIA), que não conseguiram se eleger.

“Hoje estou aqui para agradecer! Estaremos juntos na câmara de vereadores de Macaé! Obrigada pela sua confiança, pelo seu voto e por acreditar que juntos poderemos alcançar a Macaé que sempre sonhamos! Faremos um mandato lindo, com foco em colocar em prática tudo que defendemos! Fui eleita e serei sim a ponte entre o povo e o que o povo precisa!”, escreveu Manu Rezende nas suas redes sociais, após a vitória nas urnas.

Além dela, também estarão na Câmara de Macaé na próxima legislatura as vereadoras Dra. Mayara Rezende (REPUBLICANOS), Leandra Lopes (PT), e Liomar Queiroz (AGIR), reforçando também a pluralidade política das mulheres da cidade.

Em vídeo emocionada nas redes sociais, a ex-secretária adjunta de Alta e Média Complexidade e agora vereadora eleita de Macaé, Dra. Mayara Rezende, agradeceu pelos 1.827 votos (1,36%) recebidos nessas eleições.

“Gratidão é, definitivamente, a palavra que resume essa nossa jornada. Porque, meus amigos, vencer as eleições e conquistar uma cadeira na Câmara não foi, nem de longe, a nossa maior vitória. Esse foi o nosso alvo, nosso destino. Porém hoje eu quero mostrar o quanto sou grata pelas vitórias que a gente colecionou no caminho. Foi caminhando rumo à Câmara que eu encontrei e me aliei a pessoas que são um verdadeiro tesouro. Gente de bem que acredita fielmente que o poder do amor pode sim superar o amor ao poder. Que dinheiro não é tudo, que poder é passageiro. Mas as alianças que fazemos, de coração, essas sim são eternas. Essa vitória não é só minha. Ela é de todos nós. É uma vitória da persistência, da coragem e, principalmente, do desejo coletivo de mudança”, agradeceu Dra. Mayara Rezende.

Também pelas redes sociais, a ex-secretária de Educação, Leandra Lopes (PT), que também terá uma cadeira na Câmara de Macaé a partir de 2025, comemorou os 2.773 votos (2,07%), que a colocaram a 11ª mais votadas para o Legislativo macaense.

“Juro, eu estou anestesiada até agora. Mas nós conseguimos!! Somos 2.773 motivos de inúmeras gratidões!! A vitória não é minha, é nossa!! De uma ‘força rosa’ pautada em cada momento de troca, palavra, ombro amigo, que levarei comigo para onde eu for. Fizemos uma campanha linda, limpa, árdua e de muita entrega!! Agora é olhar para trás, ver todo o caminho que percorremos, todos os projetos que idealizamos, tudo que escutamos, para em um futuro breve, muito breve, iniciarmos um novo capítulo da Nossa História. E acredite, eu não estou sozinha. Vocês são peças fundamentais em absolutamente tudo. Lembrem-se sempre do ‘Tô juntinho com você’. Pois é chegada a hora do ‘bora lá’. Macaé já está sorrindo de novo. E com lágrimas de felicidade, eu deixo público e reafirmo meu compromisso com vocês. Com amor, fé, força e gratidão, da sua Vereadora Leandra Lopes”, comemorou Leandra Lopes.

Última parlamentar a garantir a vaga na Câmara de Macaé na próxima legislatura, Liomar Queiroz também usou suas redes sociais para agradecer aos seus eleitores pelos 1.612 votos (1,20%) que a colocaram entre os 17 vereadores eleitos em Macaé.

“Boa noite! Quero agradecer a todos que confiaram nos nossos projetos, nas nossas propostas. 4 mulheres eleitas! Estamos chegando lá! Agora é ela!”, celebrou uma entusiasmada Liomar, em vídeo gravado ainda na noite de domingo, após o resultado da apuração.

Mas apesar dos avanços, tantos nas eleições quanto nos esforços da atual gestão para ampliar a representatividade feminina na política da cidade, o número representa apenas 23,53% das cadeiras da Câmara Municipal, e ainda está longe do eleitorado feminino da cidade, que é de 52%, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

E mesmo nas comemorações, as novas vereadoras sabem que terão bastante trabalho pela frente para conquistar os espaços que lhes pertencem, como ressalta a Dra. Mayara Rezende, na publicação de celebração da vitória nas urnas, ainda na noite de domingo.

“Vamos entrar naquele Legislativo apesar dos ataques, das perseguições e da força das pessoas que não têm nada mais a oferecer além de dinheiro, porque Deus nos honra e Ele é fiel para cumprir suas promessas! Aquela cadeira é nossa, é de Macaé, e, em nome desta cidade que tanto amo e deste ideal pelo qual lutamos, que faremos um mandato para a história. Nós somos o futuro! E, o futuro, meus amigos está apenas começando!”, completou a nova vereadora eleita em Macaé.

Leave a Comment