X

Em feira no Rio, Macaé e UFRJ estreitam laços visando projetos voltados para a inovação

Cumprindo agenda no Rio de Janeiro nessa terça-feira, 3, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), participou da abertura da feira de inovação Rio Innovation Week, que acontece no Píer Mauá até essa sexta-feira, 6.

Na feira, o prefeito se reuniu com representantes do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para debater propostas de incentivo à inovação e projetos voltados para tecnologia e soluções na cidade, especialmente para a área de óleo, gás e energia.

“A inovação é o caminho para solucionar desafios importantes da nossa cidade, e pode se tornar também um ‘case’ de investimentos e de negócios ligados à cadeia produtiva do petróleo”, destacou Welberth Rezende.

O prefeito esteve acompanhado do secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Marcos Lemos, e da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Mariana Previtali.

Durante o encontro, o prefeito debateu com o diretor do Parque Tecnológico da UFRJ, Romildo Toledo, a formatação do Inova Mais Macaé, que propõe formação do chamado “ecossistema de inovação”, capaz de unificar a prefeitura, empresas ligadas ao segmento de óleo e gás, startups e a academia, através de pesquisas de tecnologia.

Também foi tema da reunião a implantação de uma escola de empreendedorismo e inovação na cidade, considerada um suporte importante para uma das principais vertentes econômicas da cidade.

“Macaé tem o potencial de criar um novo modelo de incubação de projetos de inovação, aproveitando a ‘expertise’ do mercado offshore, e também para setores que estão em expansão na cidade, como a Saúde, Agricultura e Energia”, comentou Romildo Toledo.

Entre as iniciativas discutidas no encontro está um projeto em desenvolvimento entre o município e a UFRJ que visa a formatação do marco municipal de inovação, permitindo investir em projetos que busquem soluções para os desafios da cidade.

Leave a Comment