X

Macaé chega a 3º dia sem novas mortes por coronavírus em julho, mas já se aproxima dos 4 mil casos

Depois de encerrar a testagem nas Malvinas nesta terça-feira, 7, e iniciar a ação nesta quarta-feira, 8, na Nova Holanda e na Nova Esperança, a Prefeitura de Macaé voltou a apresentar alta no número de casos confirmados do coronavírus, com 236 novos casos nas últimas 24 horas.

Os dados são referentes ao último boletim informativo diário divulgado pela Secretaria de Saúde na manhã desta quarta-feira, registrando 3.948 casos confirmados do vírus, mas sem novos casos fatais, mantendo o número em 87 mortes na cidade.

Esta é a 3ª vez neste mês que o município consegue apresentar boletins sem aumentar o número de óbitos, como havia acontecido no fim de semana, quando passou 2 dias sem novas mortes por coronavírus.

As informações são referentes aos atendimentos realizados pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus durante as 24 horas do dia 7 de julho, e também aos exames promovidos pelo mutirão de testagem em massa nos bairros da cidade.

Atualmente o município tem 3.948 casos de coronavírus confirmados, sendo 2.913 pacientes recuperados, o que representa 73,78% de todos os pacientes testados positivamente na cidade desde o início da pandemia, em março.

O boletim desta quarta-feira também traz atualizações sobre a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento dos pacientes com coronavírus, que está em 52,3%.

A taxa de reprodução do vírus continua em 1,4, mantendo o município na faixa laranja, de atenção redobrada, enquanto a taxa de letalidade voltou a cair, e agora está em 2,2%. O Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus funciona 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

A testagem em massa segue até esta sexta-feira, 10, para atender os moradores da Nova Holanda e da Nova Esperança, no Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, das 8h às 12h.

“Para fazer o exame, é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência”, reforça a Secretaria de Saúde.

Segundo a pasta, durante os 2 dias de testagem em massa nas Malvinas, a equipe do mutirão foi responsável pela realização de 954 exames, obtendo 377 resultados com reagentes positivos, representando 39,51% de todas as pessoas testadas no bairro, a maior porcentagem entre os 5 bairros testados até agora.

Como tem feito depois de todos os resultados da testagem em cada bairro, a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos, voltou a explicar que a testagem nos bairros visa o desenvolvimento de ações de enfrentamento à pandemia também à flexibilização das medidas de isolamento social e restrição de circulação em prevenção ao coronavírus.

Somando os resultados da ação iniciada em 17 de junho depois de passar por Parque Aeroporto, Barra de Macaé, Aroeira, Lagomar e agora as Malvinas, a prefeitura registrou 6.960 pessoas testadas, com 1.690 resultados com reagentes positivos, o que representa 24,28% de todos testes realizados.

Leave a Comment