X

Macaé amplia discussão sobre implantação de coletiva seletiva no município a partir de 2023

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), se reuniu na última quinta-feira, 22, com a Comissão Especial para Implantação do Programa de Resíduos Sólidos (CIEPCS) para discutir o gerenciamento do que é descartado, mas pode ser reaproveitado através da coleta seletiva.

O objetivo do encontro foi a definição do modelo de coleta seletiva que será adotado pelo município na iniciativa que reduz impactos ambientais e contribui para a gestão mais eficiente dos materiais.

Instituída pelo decreto 107, de 2022, o CIEPCS é multisetorial, com participação de secretarias municipais e da Câmara, atuando, nos últimos 3 meses, na elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos, apresentado durante o encontro pela analista ambiental da Secretaria de Ambiente, Gabriela Certório.

Segundo a prefeitura, entre os pontos debatidos na reunião estiveram a necessidade de avançar na gestão dos resíduos e fazer com que o município tenha um programa eficiente desde a coleta até a destinação dos resíduos.

“Este é um assunto importante, atual, e que precisa fazer parte da nossa realidade. A definição do modelo passa por uma análise técnica que irá indicar para Macaé como atender essa necessidade de desenvolvimento sustentável, que engloba este serviço público que precisa estar disponível para toda a população”, afirmou Welberth.

Para o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna, por sua importância no cenário econômico do interior do Estado do Rio, Macaé precisa debater essas questões e práticas visando o meio ambiente.

“É fundamental que uma cidade como Macaé, com seu tamanho e importância, possa, definitivamente, colocar em prática, de maneira sólida e estruturada, o trabalho da coleta seletiva. Entendemos que precisaremos muito de conscientização e educação ambiental, mas uma vez implementado, o programa será permanente”, afirmou Juninho Luna, gestor da pasta que preside a CIEPCS.

De acordo com o município, a gestão dos resíduos sólidos urbanos integra o Plano de Saneamento de Macaé, aprovado em 2021, e a perspectiva é de que a formatação a ser adotada seja definida ainda neste 2º semestre, com algumas ações colocadas em práticas a partir de 2023.

A reunião contou também com a participação de representantes dos órgãos que integram a CEIPCS, como o secretário da Casa Civil, Dr. Luiz Fernando (CIDADANIA); o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva; e o secretário adjunto de Relações Institucionais, Tito Simões; além dos membros da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, como a vereadora Iza Vicente (REDE); e representantes das secretarias municipais de Infraestrutura e de Agroeconomia, que compõem a CIEPCS.

Leave a Comment