X

Emart, em Macaé, abre inscrições para vagas em curso técnico de Instrumento Musical e de Canto

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) abriu, nessa sexta-feira, 30 de junho, as inscrições para o processo seletivo do curso técnico em Instrumento Musical e em Canto, que podem ser realizados até às 17h do próximo dia 15 de julho.

As vagas estão abertas de acordo com o edital lançado nesse ano pela Secretaria de Cultura, e só podem ser preenchidas através de um formulário de inscrição online, disponível no site da prefeitura.

Uma das únicas escolas de formação profissional do setor artístico no interior do Estado do Rio, juntamente com o Centro de Formação Artística em Música, Dança e Teatro, de Rio das Ostras, a Emart oferece vagas para os cursos de formação profissional de Baixo Elétrico, Bateria, Flauta-Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado e Violão, além de Canto.

Para participar da seleção, é necessário ser maior de 16 anos e estar cursando o 2º ano ou ter concluído o Ensino Médio, lembrando que as aulas são gratuitas e oferecidas nos turnos da manhã, tarde e noite, de acordo com disponibilidade dos professores, que têm todos nível superior/licenciatura em Música, com muitos sendo mestres e doutores.

“O aluno deverá cursar, no mínimo, duas disciplinas por semestre. Estão incluídas na grade do curso as disciplinas: Teoria Musical, Harmonia, História da Música, Prática de Conjunto, Instrumento, ou Canto, além de disciplinas eletivas”, explicou a prefeitura.

De acordo com o coordenador de Música da Emart, Leonardo Passos,

O número de vagas oferecidas para cada instrumento musical será disponibilizado apenas no próximo dia 31 de julho, dia da prova teórica, na secretaria do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão.

Localizado na Rua Dr. Francisco Portela, 410, no Centro, o colégio público municipal funciona como sede provisória da Emart, na Avenida Rui Barbosa, 780, também no Centro, e que segue em reforma.

“A previsão é que as obras na sede sejam concluídas no início do próximo ano. Será instalado um elevador, o que irá ajudar bastante às pessoas de mais idade, com problema de mobilidade ou com alguma deficiência física, que tenham dificuldade de acesso às aulas. Também será modificada a estrutura das salas. As divisórias comuns, que não impediam vazamento de som, serão substituídas por [divisórias] acústicas. Isso nos trará um ganho significativo de qualidade na aprendizagem”, revelou o coordenador de Música da Emart, Leonardo Passos.

A prefeitura lembra que os editais para cursos da Emart geralmente são publicados anualmente, com os selecionados podendo ficar em listas de espera, sendo chamados durante o período letivo, mas, devido à pandemia do coronavírus e à reforma da sede, houve um espaço de tempo maior para o lançamento desse edital.

“O processo seletivo consiste em uma prova teórica e uma prova prática com o instrumento musical escolhido ou de canto, ambas presenciais e eliminatórias. A 1ª etapa da seleção será realizada, no dia 31 de julho, no Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão. A prova poderá ser feita às 9h, às 14h ou às 18h, conforme opção do candidato durante o preenchimento do formulário online de pré-inscrição. O resultado dessa etapa será divulgado no portal da prefeitura em 4 de agosto, após às 12h. Já a prova prática do candidato classificado como apto será realizada individualmente, no período de 7 e 10 de agosto, entre 10h e 20h. A Emart fará a chamada para a prova prática de acordo com a classificação do candidato e com o número de vagas. No caso de reclassificação, os alunos serão convocados somente por e-mail válido. A lista dos classificados será divulgada no dia 11 de agosto, a partir das 12h, na Emart. O conteúdo programático da prova de percepção musical e de teoria, e da prova de solfejo, leitura métrica, ditado rítmico e melódico, está disponíveis no edital, com indicação bibliográfica. O documento também orienta para as provas de instrumento musical e de canto. Os períodos para matrículas, inscrições em disciplinas e início das aulas serão posteriormente divulgados”, completou a prefeitura.

Leave a Comment