X

Em lançamento de prêmio do Sebrae no Rio, prefeito de Macaé enaltece trabalho da gestão municipal

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), esteve no Rio de Janeiro nessa terça-feira, 29, para o lançamento estadual da XII Edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O prêmio visa reconhecer e premiar as práticas bem sucedidas das prefeituras que contribuem para a criação e aprimoramento de um ambiente de negócios favorável para o crescimento e consolidação das micro e pequenas empresas, e também para o desenvolvimento social e territorial dos municípios.

Revelando que Macaé vai se inscrever no prêmio, o prefeito falou sobre a importância dos avanços da sua gestão na desburocratização de projetos, medida que ajuda a criar um ambiente de negócios mais favorável.

Segundo o chefe do Executivo macaense, os 9 mil atendimentos na Casa do Empreendedor, os 19 mil Microempreendedores Individuais (MEI), e as 27 mil empresas ativas com percentual expressivo de micro e pequenos negócios reforçam as práticas da atual gestão nesse sentido.

“Todo o arranjo produtivo econômico que o micro e pequeno empreendedor impulsiona na cidade é estimulado pela prefeitura porque o emprego é o nosso maior projeto social. O novo ciclo de crescimento econômico que Macaé passa como cidade da energia desencadeia uma série de aquecimentos das atividades econômicas, passando por diversificação de negócios e criação de um ambiente favorável”, avalia Welberth Rezende,

Após o anúncio de Macaé se inscreverá no prêmio, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, acrescentou que iniciativas de empreendedorismo na cidade estão sendo elencadas para participação no prêmio.

“Macaé foi finalista na última edição no Estado com projeto voltado para cidade empreendedora marketing territorial e se inscreve de novo nesse ano, estando na fase de mapeamento das práticas de fortalecimento das micro empresas”, contou Rodrigo Vianna.

De acordo com o gestor, Macaé possui práticas em todos os eixos abordados no prêmio, como simplificação e fomento do empreendedor; sala do empreendedor; compras governamentais; empreendedorismo na escola; inclusão produtiva; turismo e identidade territorial; sustentabilidade e meio ambiente; empreendedorismo rural; cidade empreendedora; e governança governamental.

Segundo o governador em exercício do Rio, Thiago Pampolha (UNIÃO), atualmente, o Estado do Rio é o 2º maior mercado do país e 2º maior exportador, registrando 200 mil novos postos de trabalho abertos e contabilizando o menor índice de desemprego desde 2016.

“O Estado precisa estabelecer o melhor ambiente de trabalho e atração de negócios, apostando de forma arrojada na nossa habilidade”, disse Thiago Pampolha.

Para o gerente de políticas públicas do Sebrae, Tito Ryff, o prêmio é, ao mesmo tempo, uma oportunidade pela participação do potencial das comunidades locais e um desafio de fazer dos municípios um exemplo de gestão pública de qualidade visando o estímulo ao empreendedorismo.

“E não se trata de uma competição, mas de um estímulo e reconhecimento de gestões públicas para melhorar a qualidade de iniciativas para o aprendizado coletivo”, comentou Tito Ryff.

Leave a Comment