X

Comissão de Pronta Ação de Macaé realiza operação em espaço na linha de trem no centro da cidade

Agentes da Secretaria de Ordem Pública de Macaé e da Comissão de Pronta Ação, realizaram, nessa terça-feira, 7, uma ação visando esvaziar um espaço da linha de trem atrás do Terminal Central, no centro da cidade.

Segundo a prefeitura, a ação de limpeza do espaço tinha como objetivo também o enfrentamento a atos ilícitos como uso e comercialização de drogas, além de reprimir a formação de um espaço de reunião de dependentes químicos, em sua maioria usuários de crack.

Nas fotos da operação, que contou com agentes do Grupamento de Apoio Operacional (GAOp), da Guarda Municipal, era possível observar uma barraca formada por telhas e pedaços de madeira, com alguns colchonetes e muito lixo no local.

“No local, foi desmontada uma barraca onde estavam 6 adultos”, contou o município, que acrescentou que os ocupantes do lugar foram dispersados sem confronto, com os dependentes identificados como moradores do município orientados a retornar para as suas casas, mas sem qualquer outro tipo de acompanhamento.

“Os demais foram encaminhados para o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP), da prefeitura, que oferece alimentação e espaço para lavarem as suas roupas e fazerem a higiene pessoal”, revelou a prefeitura.

Localizado na Rua José Bruno de Azevedo, 99, no centro da cidade, o Centro POP funciona em todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados, sempre das 8h às 17h, e tem como público alvo a população em situação de vulnerabilidade social, em busca de oportunidade de trabalho e melhores condições de vida.

De acordo com o município, a operação dessa terça-feira no espaço da linha de trem foi realizada com base em dados de monitoramento que a Comissão de Pronta Ação exerce a fim de manter o ordenamento urbano e a segurança pública.

Criada em 2014, a Comissão de Pronta Ação é formada por agentes do GAOp, da Secretaria de Ordem Pública, em parceria com as secretarias de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, e de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, e as secretarias adjuntas de Serviços Públicos, e de Habitação.

O objetivo da Comissão, que também conta com a parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM), é preservar as áreas públicas e das áreas ambientalmente frágeis, visando manter o ordenamento público e a segurança da população.

“Estamos monitorando as áreas públicas a fim de evitar que esse tipo de prática venha a se estender no município e que pessoas em situação de rua, de mendicância, possam estabelecer moradias e fazer desses locais uso de drogas e acontecimentos de ilícitos”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima.

Leave a Comment