X

Com cirurgias em Macaé, Secretaria de Saúde inicia serviço visando zerar filas de pacientes com catarata

A Prefeitura de Macaé divulgou, nesse fim de semana, aos números de cirurgias oftalmológicas de catarata realizadas no último sábado, 5, inaugurando um novo serviço no município que permite que os pacientes possam ser atendidos na cidade ao invés de se descolar para outros municípios.

Para o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), os 43 procedimentos realizados através da Secretaria de Saúde, no Hospital São João Batista, reforçam a política de saúde da atual gestão, com entrega de vários equipamentos públicos, além da promessa da inauguração do Hospital de Olhos.

“Enquanto o Hospital não entra em operação, já estamos ofertando as cirurgias para que essas pessoas que aguardavam por esse momento possam ter sua qualidade de vida resgatada”, ressaltou Welberth Rezende.

Entre esses novos equipamentos da rede pública municipal de saúde, está a nova estrutura do setor de politrauma do Hospital Público Municipal (HPM), entregue na semana passada, totalizando 12 novos equipamentos na área da saúde.

“Esse é um setor que recebe todas as pessoas que sofrem algum tipo de acidente. Passam por aqui, inclusive, os que possuem plano de saúde. O setor de politrauma foi todo reformado, ganhou equipamentos mais modernos, mas queremos principalmente oferecer um atendimento humanizado para a população”, reforçou o prefeito, que, na ocasião da entrega, estava acompanhado do secretário de Saúde, Alexandre Cruz (CIDADANIA).

Segundo a prefeitura, a realização de cirurgias de catarata em Macaé visa a melhora da qualidade da visão e da vida dos pacientes que, na maioria dos casos, têm dificuldade de enxergar com nitidez, reforçando que a proposta é realizar, em média, 40 cirurgias por mês e zerar a demanda pelo serviço.

“Esse era um desejo do prefeito, que Macaé tivesse um Hospital de Olhos e juntamente com o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, e a secretária de Média e Alta Complexidade, Mayara Rezende, apresentamos esse projeto que foi prontamente aceito. É muito gratificante ver o entusiasmo e a emoção dessas pessoas”, comemorou a secretária de Atenção Básica, Natália Antunes, que esteve com os pacientes e seus familiares durante as cirurgias desse sábado.

De acordo com a gestora, desde o último dia 10 de julho, os pacientes diagnosticados com catarata entre junho de 2022 e fevereiro desse ano, já estavam sendo atendidos com consultas e exames, com a realização das cirurgias nesse sábado, mas o serviço ainda tem muitos pacientes esperando atendimento.

“Estamos atendendo os pacientes que já possuem diagnóstico de catarata com data de junho de 2022 a fevereiro de 2023. Hoje essa demanda de pacientes diagnosticados que aguardavam ser chamados para outras cidades é de aproximadamente 400 pessoas”, contou Natália Antunes.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, desde o último dia 10 de julho, início dos atendimentos oftalmológicos na cidade, foram realizadas 208 consultas gerais completas, com exames de ceratometria, tonometria, fundoscopia, biomicroscopia e teste de visão; 71 consultas médicas pré-operatórias; 112 exames pré-operatórios completos, com biometria ultrassônica, microscopia especular de córnea, potencial de acuidade e topografia; 76 ultrassonografias de globo ocular; e 7 capsulotomia Yag laser (limpeza de lente).

Sobre o novo setor de politrauma do HPM, a secretária de Alta Complexidade, Mayara Rezende, lembra que o politrauma é o “coração do hospital”, onde os pacientes recebem os primeiros atendimentos e, depois de estabilizados, são encaminhados para os outros setores, como, por exemplo, a internação.

“Toda estrutura, reformada com novo piso, computadores e equipamentos de monitorização, irá oferecer um ambiente mais humanizado tanto para os pacientes quanto para os profissionais do hospital”, reforçou Mayara Rezende.

Além do novo setor de politrauma, o HPM já ganhou também uma nova Unidade de Emergência Pediátrica (Pronto PED), no anexo Irmãs do Horto, cuja inauguração havia acontecido no último dia 28 de julho, na semana de comemoração pelo aniversário de 210 anos da cidade, celebrado no último dia 29.

Exclusivo para o atendimento infantil, o Pronto PED conta com aproximadamente 20 leitos para crianças, distribuídos em sala de observação, sala amarela, para pacientes em estado de gravidade moderada, e sala vermelha, para pacientes em estado grave, além de 3 consultórios, hipotermia, sutura, coleta de sangue, e outros.

Leave a Comment