X

Campanhas do Outubro Rosa e contra o racismo são destaque em ações da Prefeitura de Macaé na última semana

A Prefeitura de Macaé realizou diversas ações na última semana visando a promoção da saúde, no Morro de Santana, e da educação no trânsito, na Ajuda de Baixo, como parte de campanhas importantes como a do Outubro Rosa e contra o racismo.

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro de Santana, a Secretaria de Saúde promoveu mais uma programação da campanha mundial do Outubro Rosa, de conscientização e prevenção ao câncer de mama.

“O objetivo foi destacar a promoção e prevenção da saúde. Durante a programação, foi lançado o atendimento da auriculoterapia, prática integrativa e complementar de saúde direcionada a adolescentes e adultos”, contou o município.

Entre as atividades realizadas na UBS do Morro de Santana estiveram práticas de cromoterapia, aromaterapia e massoterapia, ministradas por voluntárias, além de uma palestra com a ginecologista Yohanna Vilela, que abordou o tema, “Câncer de mama, colo de útero e cuidados com a saúde da mulher”.

Ainda durante a ação, universitários do curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá (UNESA) informaram sobre exames clínicos de mama, e também trataram de pedidos para realização da mamografia na rede pública municipal de saúde.

“O cuidado é essencial. Quando é diagnosticado o câncer de mama logo no início, a chance de cura é maior. A mulher tem múltiplas funções, mas a orientação é que a nossa UBS não seja apenas procurada para consultas, mas para práticas integrativas. O próximo passo é a realização de futuras atividades como Farmácia Viva e Biodança”, comentou a enfermeira obstetra e coordenadora de Promoção da Saúde, Juliana Nunes.

A UBS do Morro de Santana faz marcação de consultas toda segunda-feira, às 14h, bastando aos interessados apresentar apenas o CPF, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e o comprovante de residência.

A unidade, que fica localizada na Rua Leopoldina Neves Pinheiro, s/n, no Morro de Santana, oferece atendimento de pediatria, ginecologia, clínica geral, pré-natal, coleta de procedimentos, vacinação e auriculoterapia.

Também na última semana, a gestão municipal realizou uma nova edição do programa Prefeitura Presente, na Ajuda de Baixo, com orientação de combate ao racismo e a Escolinha de Trânsito, para alunos da rede pública municipal.

Segundo o município, a proposta do programa, lançado em maior desse ano, é ampliar o acesso da população aos serviços da prefeitura, levando atendimento dos órgãos da administração direta e indireta aos bairros da cidade.

A programação na Ajuda de Baixo contou com informações específicas ao consumidor, palestras educativas, atividades do Programa IST/AIDS, de prevenção e combate à Infecção Sexualmente Transmissível (IST), além de atendimento para encaminhamento de vagas de emprego e ações promovidas pela Casa do Empreendedor, que atua dando agilidade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de licenças municipais de funcionamento.

O programa Prefeitura Presente conta com a atuação das secretarias de Saúde, de Mobilidade Urbana, de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, de Educação, Esportes, de Cultura, de Políticas para as Mulheres, de Promoção da Igualdade Racial, de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e também das secretarias adjuntas de Qualificação Profissional, de Trabalho e Renda, de Ciência e Tecnologia, de Turismo, de Relações Institucionais, de Defesa e Proteção ao Consumidor (Procon), além da Ouvidoria Geral.

“Vale lembrar que o Programa Prefeitura Presente nos Bairros foi criado por meio do decreto 145/2022, e implantado por uma Comissão Especial presidida pela Secretaria Adjunta de Relações Institucionais, para atender à população diretamente nos bairros. Iniciado em maio desse ano, o Prefeitura Presente marca o compromisso da administração municipal em promover políticas públicas que dialoguem diretamente com a população. A programação já passou pelos bairros Lagomar, Nova Holanda, Malvinas, Campo D'Oeste, região serrana e Visconde de Araújo. Durante as edições foi registrada a participação expressiva de moradores, entre crianças, jovens e adultos que tiveram a oportunidade de conhecer as atividades e receber serviços específicos”, reforça a prefeitura.

Leave a Comment