X

Campanha mundial pelo fim da violência contra as mulheres em Macaé pode recomeçar nessa quinta, 1 de dezembro

As ações dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres em Macaé, que começaram no último dia 22 de novembro, seguem nessa quinta-feira, 1 de dezembro, e até o próximo dia 12 desse mês.

De acordo com a prefeitura, a campanha, que é realizada em todo o mundo e pretende mobilizar a sociedade por uma cultura de paz e equidade de gênero, tem o objetivo de promover o debate para a construção de uma cultura cidadã com respeito aos direitos humanos.

As ações são de responsabilidade da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e dependem da situação da cidade, que está em estado de alerta máximo pela Defesa Civil, devido às fortes chuvas que caem na cidade desde o início dessa semana.

Na programação, que recomeça nessa quinta-feira, está a exibição do filme “Silêncio das inocentes – um documentário sobre a Lei Maria Penha”, às 9h, no Espaço Mulher Cidadã, na nova sede da pasta, na Imbetiba.

Depois da exibição do filme, está prevista a realização de uma roda de conversa sobre a vulnerabilidade das mulheres com deficiência e seus direitos, mediada pela advogada Luciana Oliveira da Costa, que também é presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da 15ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Macaé.

A programação segue no próximo dia 6, às 8h30, no Centro POP, com uma atividade descentralizada do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), com o tema, “Vivendo sem violência – o que fazemos para mudar o rumo da vida das mulheres”.

A partir do dia 7, as ações dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres de Macaé se juntam à Campanha do Laço Branco, com a realização do 3º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, que acontecem em Campos dos Goytacazes, a partir das 9h.

As ações voltam a acontecer em Macaé no dia 8, com um seminário online com o tema, “Dialogando sobre direitos humanos e o enfrentamento à violência da mulher no município de Macaé”, às 8h30, e com mais uma roda de conversa promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Macaé (COMDIM), sobre o controle social das políticas para as mulheres na cidade, às 14h, no Espaço Mulher Cidadã.

Os 16 dias de ativismo englobam um período de datas significativas que representam marcos na luta das mulheres, como o Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro, o Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos, em 29 de novembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em 10 de dezembro.

Em Macaé, a prefeitura reforça que as ações começaram visando divulgar e aproximar as mulheres dos serviços especializados em coibir a violência de gênero, como o CEAM e o Espaço Mulher Cidadã, equipamentos ligados à Secretaria de Políticas para as Mulheres.

A nova sede da pasta, inaugurada no último dia 16 de novembro (na foto), abriga também o Espaço Mulher Cidadã e funciona na Rua Luiz Bellegard, 139, na Imbetiba, enquanto o CEAM permanece na Rua São João, 33, no Centro, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia Civil (123ª DP).

Leave a Comment