X

Campanha do Agosto Lilás em Macaé termina sua programação nesta semana com eventos nos dias 22 e 25

A campanha Agosto Lilás de Macaé, que visa a conscientização e o combate à violência contra a mulher, entra em sua última semana nesta segunda-feira, 22, com mais uma roda de conversa que acontece no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), localizado no centro da cidade.

Organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, e com participação de várias de várias pastas da administração municipal, a campanha contou com uma programação vasta durante todo o mês de agosto, em vários pontos da cidade.

Os eventos, que tiveram à frente a secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, terminam na próxima quinta-feira, 25, com a realização do 1º Fórum Intermunicipal da Rede de proteção e atendimento à Mulher, que acontece das 9h às 16h, no auditório do Paço Municipal, sede do governo da cidade.

Nesta semana, a campanha Agosto Lilás teve duas ações, na terça e quarta-feira, 16 e 17, com o 1º Curso de Patrulha da Penha, que começou na última terça, no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio (PESAGRO-RIO) em Macaé, na Cidade Nova.

De acordo com a prefeitura, o curso teve conteúdo programático da formação, de responsabilidade da equipe Maria da Penha de Macaé, e contou com o apoio logístico do Centro de Treinamento Tático Operacional (CTTO).

Segundo informações do instrutor policial, especialista em explosivos, gerente de crise e negociador, João Henrique Ribeiro, o objetivo do curso, que teve 40 participantes, era formar novos patrulheiros para atuar na Patrulha Maria da Penha.

Criada em 2017 com objetivo de fiscalizar e monitorar determinações judiciais, colaborando para a diminuição da violência contra a mulher, a Patrulha Maria da Penha de Macaé funciona na Rua Teixeira de Gouveia, 634, no Centro, e recebe denúncias pelos telefones 0800-2822108 e (22) 99826-6263.

O curso terminou na última quarta, garantindo certificados para todos os 40 participantes, no mesmo dia em que a campanha do Agosto Lilás, a equipe do CEAM promoveu uma roda de conversa para as mulheres do 9º Grupamento de Bombeiro Militar Macaé (9º GBM).

No evento, a assistente social e coordenadora do CEAM, Sandra Caldeira, iniciou o bate-papo apresentando o trabalho interdisciplinar realizado pelo equipamento, vinculado à Secretaria de Políticas para Mulheres e a importância de estreitar o diálogo com as diversas instituições da sociedade.

Com 19 mulheres em seu quadro efetivo, o 9º GBM é comandado pelo tenente-coronel Marcos Rodrigues Neiva da Silva, e responde pelos destacamentos de Casimiro de Abreu, de Rio das Ostras, de Cabiúnas e do Posto Avançado de Bombeiro Militar em Conceição de Macabu.

Ex-coordenadora do CEAM e atual secretária de Políticas para as Mulheres de Macaé, Jane Roriz ressaltou, durante a roda de conversa, a importância das informações chegarem a cada vez mais mulheres, lembrando a função do CEAM como espaço destinado ao acolhimento e atendimento humanizado.

“Hoje já existe um entendimento maior sobre a Lei Maria da Penha, por exemplo, mas algumas pesquisas indicam que a maioria das pessoas não têm conhecimento sobre o que a legislação diz. O CEAM é fundamental no papel de levar adiante a informação”, afirmou Jane Roriz.

A gestora acrescentou ainda que a lei que trata do crime de feminicídio, que é o crime de homicídio praticado contra a mulher pelo fato de ela ser mulher, entrou em vigor em 2015 e é justificada pelos números, já que o Brasil é o 5º país em mortes violentas de mulheres em todo o mundo.

Na roda de conversa também foi ressaltada a importância de fomentar debates que tratem da igualdade de gênero, sobretudo em ambientes majoritariamente masculinos, como o Corpo de Bombeiros e outras instituições militares, garantindo representatividade para que as mulheres possam ser ouvidas e ter seus direitos garantidos.

Leave a Comment