X

Câmara Municipal de Macaé anuncia programação extensa voltada para as mulheres nesse mês de março

Com a aproximação do Dia Internacional da Mulher na próxima quarta-feira, 8 de março, a Câmara Municipal de Macaé anunciou, nessa quinta-feira, 2, uma série de atividades para esse mês considerado o Mês da Mulher.

Os eventos acontecem no Centro Cultural do Legislativo, sempre às 17h, com o objetivo de promover discussões sobre a questão feminina, com a presença confirmada de importantes lideranças e representantes da sociedade civil.

De acordo com a Câmara, a programação foi elaborada em parceria com a Procuradoria da Mulher, órgão instituído pela Casa no último ano, e que será aberta com uma palestra na próxima quinta-feira, 9, com o tema “Assédio no ambiente de trabalho”.

Única mulher da atual legislatura da Câmara de Macaé, a vereadora Iza Vicente (REDE), que acumula a função de procuradora da Mulher, será uma das palestrantes, ao lado das advogadas Ana Carolina Medeiros e Maria Noêmia Venâncio.

“O público receberá certificado de presença e as inscrições acontecem na recepção da palestra”, conta o Legislativo.

A programação segue no próximo dia 15, com mais uma edição da audiência pública Elas Pensam Macaé, iniciativa da vereadora, e que em 2023 tem como tema “Desafios das Mulheres no Mercado de Trabalho em Macaé”, com a Ação de Bem Estar da Mulher no dia 16, com as profissionais Andrea Sales, Núbia Mattos e Tamires Terra.

“Março é um importante mês para gerar reflexões sobre como estão hoje as políticas públicas voltadas para garantir oportunidades, segurança e direitos das mulheres, e aqui em Macaé não é diferente. Fico muito feliz de, enquanto vereadora, atuar como ferrenha incentivadora para que haja cada vez mais eventos para abraçar e ouvir as mulheres de nossa cidade. A programação está extensa. Escolha o seu evento e faça parte. Engaje-se politicamente em defesa das mulheres macaenses”, convidou Iza Vicente.

A parlamentar, que é advogada com especialização em Direitos Humanos e atualmente mestranda em Administração Pública, também tem presença garantida na roda de conversa “Mulheres pretas em espaços de poder”, no dia 23, com a mediação da servidora da Casa, comunicóloga e especialista em neuroeducação, Lívia Suhett.

No evento, elas estarão juntas com as secretárias de Políticas Públicas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraia Braz, além da pedagoga Elioenai Mônica, e da cabeleireira Sara Fernandes.

A programação está prevista para se encerrar no próximo dia 30, com a solenidade de entrega da “Medalha Alba Corral”, para mulheres que fazem a diferença na sociedade macaense, evento que será transmitido ao vivo no canal TV Câmara no YouTube.

“Preparamos esses eventos com muito carinho. Teremos grandes oportunidades para aprender e trocar experiências valiosas”, concluiu o presidente da Casa, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE).

O Centro Cultural do Legislativo, que engloba o Museu do Legislativo, a Escola do Legislativo, e a Biblioteca Pública, funciona em prédio histórico da antiga sede da Câmara Municipal, na Avenida Rui Barbosa, 197, no Centro.

Leave a Comment