X

Câmara de Macaé questiona demora nas obras do Estado no calçadão da Avenida Rui Barbosa

A Câmara Municipal de Macaé aprovou, nesta terça-feira, 27, um requerimento assinado e aprovado pelos 17 vereadores macaenses cobrou do governador Cláudio Castro (PL) a conclusão imediata da reforma no calçadão da Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade.

“Fiz essa proposta pensando nos comerciantes, que já agonizaram com a pandemia. Aproxima-se o fim do ano e precisamos correr com aquelas obras”, questionou o vereador Reginaldo do Hospital (PODE).

A vereadora Iza Vicente (REDE) reforçou as críticas à demora da conclusão das obras que são de responsabilidade do governo estadual, e que já foram, inclusive, tema de reunião entre o município, representantes de instituições comerciais da cidade e da empresa contratada pelo Estado para a execução das obras.

“Caíram muito as vendas. Algumas lojas deram férias coletivas. Teremos Black Friday [tradicionalmente em novembro], depois o 13º [salário]. É necessário pelo menos tirar os tapumes”, pediu Iza Vicente.

Líder do governo na Casa, o vereador Luciano Diniz (CIDADANIA) explicou que já falou com o secretário estadual de Infraestrutura, Rogério Brandi, revelando que ele estará em Macaé nesta quinta-feira, 29, em nova reunião com comerciantes e a prefeitura.

Presidente da Câmara, o vereador Cesinha (PROS) lembrou que a área é responsável por milhares de empregos e lamentou o cheiro de urina no local, em razão dos tapumes decorrentes da demora da conclusão das obras

“Temos que garantir que os lojistas possam pagar as dívidas que adquiriram no período da pandemia”, argumentou Cesinha.

O tema havia sido discutido no último dia 19, em reunião que teve como objetivo justamente a readequação das interdições previstas no cronograma das obras do calçadão, atendendo, assim, à demanda apresentada por instituições que representam o comércio de Macaé.

A reunião contou com a presença do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), do representante da empresa contratada pelo Estado para a execução das obras, Washington de Oliveira, e dos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM), Frederico Barreto, e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Macaé, Luís Henrique Fragoso.

“Vamos avaliar, para os próximos trechos, a proposta de reduzir a área do canteiro de obras atendendo a demanda dos comerciantes. Estamos sempre à disposição para discutir as dúvidas sobre as etapas do projeto”, afirmou Washington de Oliveira, na ocasião, mas até agora, nada foi feito.

As cobranças vêm apenas 12 dias depois de um vídeo publicado nas redes sociais no último dia 16, em que, tanto o prefeito Welberth Rezende quanto um grupo de 15 dos 17 vereadores de Macaé, declaram apoio à candidatura de Cláudio Castro à eleição do próximo dia 2 de outubro para o governo estadual do Rio.

Vice na chapa do ex-governador Wilson Witzel (PMB) nas eleições de 2018, Cláudio Castro, que aparece liderando as pesquisas mais recentes para o Governo do Estado, assumiu o cargo após o processo de impeachment de Wilson Witzel, acusado de desvios na Saúde durante a pandemia do coronavírus.

Apesar de todas as acusações contra sua gestão, Wilson Witzel tentou se candidatar novamente este ano, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou recurso, mantendo o ex-governador fora da disputa, além de ordenar interrupção imediata da campanha.

Na última pesquisa eleitoral para o Governo do Rio, feita pela Atlas de maneira online, e divulgada pela CNN na manhã desta quarta-feira, 28, Cláudio Castro segue na liderança das intenções de votos, com 39,7%, seguido de Marcelo Freixo (PSB), com 31,9%; Rodrigo Neves (PDT), com 9%; Paulo Ganime (NOVO), com 4,1%; Juliete Pantoja (UP), com 1,4%; Cyro Garcia (PSTU), com 0,9%; e Eduardo Serra (PCB), com 0,1%.

Leave a Comment