X

Câmara de Macaé fica com a 3ª posição em transparência no Estado do Rio entre 86 câmaras municipais

A Câmara Municipal de Macaé conquistou a 3ª posição entre 86 casas legislativas no Estado do Rio em pesquisa inédita que avaliou o nível de transparência dos portais eletrônicos de cada um dos municípios fluminenses com mais de 10 habitantes.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Federal Fluminense (IFF) de Campos dos Goytacazes, e pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), e concluiu que, em termos de transparência, a Câmara de Macaé só fica atrás das câmaras municipais da capital, 1ª colocada, e de Nova Friburgo, que ficou com a 2ª posição, apenas 1 décimo à frente de Macaé.

De acordo com o presidente do Legislativo macaense, o vereador Cesinha (PROS), o resultado da pesquisa do IFF de Campos e da UENF, mostra o comprometimento da atual gestão da Casa com a cidade.

“A nossa intenção é seguir modernizando cada vez mais os trabalhos da Câmara. Agradeço a todos os servidores e parlamentares que colaboram para que, mais uma vez, a Câmara seja um exemplo”, comemorou Cesinha.

Na pesquisa, o IFF de Campos e a UENF examinaram a divulgação dos atos políticos, administrativos e de planejamento de 86 das 92 câmaras municipais do Estado do Rio, além de julgarem também o quão rápido e simples é o acesso a essas informações, por qualquer cidadão interessado no assunto.

Para os coordenadores do estudo realizado pelo IFF de Campos e pela UENF, os pesquisadores Renato Barreto e Victor Peixoto, a transparência não depende tanto de recursos financeiros e de tecnologia, mas, sim, de vontade política.

“Na prática, a ideia é mensurar a possibilidade e a facilidade da população em acompanhar como os gestores das câmaras utilizam o orçamento que dispõem: suas receitas, despesas, quem são os servidores públicos, quanto ganham, entre outros dados”, explicou a Câmara de Macaé.

Leave a Comment