X

Cabo Frio realiza evento para reforçar importância da educação escolar quilombola nessa quarta, 10

A Prefeitura de Cabo Frio promove, nessa quarta-feira, 10, o 1º Encontro Municipal de Educação Escolar Quilombola, que acontece na Associação Remanescentes do Quilombo da Maria Joaquina, que fica na Rua Justiniano de Souza, 10, no Maria Joaquina.

Com o tema “Educação Escolar Quilombola: o que é?”, o evento, que começa às 9h, será um encontro presencial aberto a toda comunidade escolar e aos representantes dos quilombos atendidos pelas escolas localizadas em território remanescente.

De acordo com a prefeitura, a atividade celebra a existência de 5 comunidades remanescentes de quilombos na cidade, Maria Romana, Preto Forro, Botafogo, Maria Joaquina e Espírito Santo, fortalecendo ainda as políticas públicas que garantem a formação continuada aos profissionais da educação pública municipal.

“No Brasil existem, hoje, segundo os dados da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura, 3.754 comunidades remanescentes de quilombos, identificadas com maior concentração nos estados do Maranhão (MA), da Bahia (BA), e de Minas Gerais (MG). De acordo com outras fontes, esse número pode chegar a 5 mil”, reforçou o município.

Ainda segundo a prefeitura, o evento também promete abordar o resgate da cultura alimentar quilombola, com o lançamento do projeto “Do Quilombo Para o Prato Escolar”, iniciativa que envolve equipes de nutrição e pedagogia da rede pública municipal e que atendem remanescentes de comunidades quilombolas.

Também durante o encontro está previsto o lançamento do caderno de receitas no “Novembro Negro”, atividade que faz parte do calendário oficial de Cabo Frio desde 2019, e visa assegurar a educação das relações étnico-raciais.

Além dos projetos e programas, o cronograma do 1º Encontro Municipal de Educação Escolar Quilombola prevê apresentação cultural, um café da manhã, e palestras e debates sobre a educação escolar quilombola, as implicações na legislação escolar das escolas quilombolas, e sobre a cultura, as tradições e as ações afirmativas de uma escola quilombola, antes do encerramento que está previsto para as 12h30.

Leave a Comment