X

Araruama realiza sua 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres com sucesso

A cidade de Araruama teve sua 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres realizada nessa semana, com a participação de mais de 500 pessoas no Centro de Convenções, na Praça Menino João Hélio, no bairro Parque Hotel.

De acordo com a prefeitura, comandada por duas mulheres, a prefeita Daniela Doares (PL), e a vice-prefeita e secretária de Política Social, Trabalho, Habitação, Terceira Idade e Desenvolvimento Humano, Verônica do Café Capri (NOVO), o evento marcou um momento histórico no município, reforçando o compromisso com a igualdade, a representatividade e o protagonismo feminino.

Com o tema “Mais democracia. Mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência foi organizada pela Superintendência de Defesa da Mulher com o principal objetivo de discutir políticas públicas voltadas às mulheres.

Além disso, o encontro também reforçou a importância da escuta do poder público para as demandas das mulheres de Araruama, e reuniu propostas elaboradas pelos participantes da conferência, e que serão encaminhadas para a 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto.

Para a prefeita Daniela Soares, o evento reafirma o compromisso da atual gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres, reconhecendo os desafios do governo, mas apontando caminhos para garantir a segurança e os direitos das mulheres.

“Essa foi nossa 1ª conferência. Quero agradecer a todas que participaram e reforçar o orgulho que sentimos como equipe. Temos um grande desafio pela frente, mas, com garra, força e união, somos capazes de realizar tudo o que quisermos. A história da mulher é feita de lutas e conquistas. Precisamos mostrar essa união e seguir avançando juntas”, afirmou Daniela Soares.

A conferência contou também com palestras de especialistas sobre cuidado terapêutico, com Elisabete Vieira; enfrentamento da violência contra a mulher, com Danielle Adonni; a necessidade de políticas públicas voltadas para as mulheres, com Marisa Chaves; liderança feminina, com Sandra Barbosa; o fortalecimento do Sistema Nacional de Polícias para as Mulheres, com Edna Calheiros; e os desafios enfrentados por mães atípicas e cuidadoras, com Andreza Tuler.

Após as palestras, os participantes se dividiram em grupos temáticos para debater os 6 eixos temáticos da conferência e elaborar propostas para os níveis municipal, estadual e federal, como a criação de uma Delegacia da Mulher e de abrigos e casas de passagem para mulheres vítimas de violência próximos do município, e a qualificação de profissionais, entre outras.

Segundo a prefeitura, a realização da 1ª Conferência de Políticas para as Mulheres de Araruama marcou ainda uma oportunidade de troca de experiências, vivências e construção de caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Leave a Comment