A Prefeitura de Macaé instalou, em uma das principais vias do centro da cidade, o 1º equipamento de contagem automática de bicicletas, que esteve no início da Rua Teixeira de Gouveia nessa segunda-feira, 9, antes de começar um rodízio em vários pontos da cidade.
Segundo a prefeitura, o objetivo do equipamento é promover políticas públicas e ampliar o uso da bicicleta na cidade, utilizando os dados para a revisão do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), que está em andamento pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
“O fluxo diário de ciclistas será medido pelo contador automático. Ao longo da última semana, o aparelho foi deslocado por vários pontos da Teixeira de Gouveia. A partir daí, será levado para outras vias e bairros, sendo colocado nas ciclovias, ciclofaixas e compartilhadas existentes na cidade”, explicou a prefeitura.
De acordo com o coordenador de planejamento da Secretaria de Mobilidade Urbana, Rui Paiva, o aparelho de contagem automática de bicicletas foi cedido ao município justamente para coletar dados que ajudem na revisão do PMU de Macaé.
“O aparelho foi cedido por José Lobo, do Instituto Transporte Ativo, para coletar dados de amostragem do número de ciclistas que circulam na cidade para a revisão do PMU e para ampliação das ciclovias. O equipamento será levado para diversos bairros”, contou Rui Paiva.
Leave a Comment