X

Anexação do bairro Maria Joaquina a Búzios continua gerando expectativas

Nesta semana, o projeto que cria a comissão foi encaminhado à CCJ da Câmara

Comissão especial para avaliar o caso deve ser criada em breve

 

 

 

Thaiany Pieroni

 

A anexação do bairro Maria Joaquina ao município de Búzios segue mais em pauta do que nunca. Além do projeto de resolução que cria uma comissão para avaliar o caso em tramite na câmara dos vereadores, a expectativa é que o projeto que altera a linha divisória entre em votação na próxima semana na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O processo que segue sendo prorrogando há algum tempo ganhou força no meado do mês passado com a aprovação do requerimento do Deputado Estadual Paulo Ramos (PSOL) para que fosse incluído na pauta para votação o seu projeto nº 2538/13 sobre a nova linha divisória dos municípios de Cabo Frio e Búzios. Com isso, o processo já deveria ter entrado em votação, mas segundo informações um outro projeto teve que entrar no lugar em regime de urgência adiando a votação, que deve acontecer na próxima semana.

“O projeto iria ser votado nesta semana, mas acabou não entrando na pauta porque Picciane pediu para colocar uma matéria muito importante. Mas ele me prometeu que colocará em votação na próxima semana, sem falta, na terça ou quarta. E vou estar esperando”, contou Vera Meire, que é moradora do bairro e esteve na ALERJ representando o movimento Maria Joaquina pertence a Búzios.

Ainda nesta semana, o Projeto de Resolução 03/2017, de autoria da Mesa Diretora da Câmara dos Vereadores e Búzios, foi encaminhado à CCJ. Essa Resolução cria a comissão especial para acompanhar e estudar, junto à Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, a viabilidade de anexação do bairro Maria Joaquina ao município de Armação dos Búzios.

Composta por 3 membros, essa comissão especial de estudo terá o prazo de 90 dias para a realização dos trabalhos, prorrogável por igual período, passando a vigorar após a publicação no Boletim Oficial.  Os membros da Comissão serão indicados pelo presidente da Casa Legislativa, João Carlos Alves Souza (Cacalho), através de Ato.

Há um longo tempo, os moradores do bairro Maria Joaquina, que hoje pertence a Cabo Frio lutam para fazer de Búzios. Isso porque segundo eles, atualmente, todas as demendas da localidade já são atendidas pelo balneário. O projeto em tramite na ALERJ propõe que com a mudança da linha divisória entre os dois municípios, o bairro Maria Joaquina passe a fazer parte dos limites de Búzios.

Leave a Comment