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Alerj instala Frente Parlamentar Pró-Ferrovias e reacende expectativa pela construção da Rio-Vitória

Foi instalada, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), a Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminense, com objetivo de debater e elaborar políticas públicas para a implantação de novos trechos e reativação da malha ferroviária no Estado, visando o turismo, mobilidade e logística.

De acordo com a Alerj, os parlamentares da Frente pretendem apresentar novas proposições relativas ao setor, inclusive referentes à tarifa social e às fontes de financiamento de transporte de passageiros sobre trilhos.

Coordenador da Frente, o deputado estadual Luiz Paulo (PSD) explicou que a prioridade do grupo é debater a questão logística de cargas, e também soluções para o transporte ferroviário de passageiros, ressaltando a importância da Frente para o Estado.

“Essa é uma das Frentes mais significativas do Parlamento, porque o Estado do Rio, historicamente, está muito atrasado na questão da logística do transporte de cargas sobre trilhos. Estamos entre os estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo em que as ferrovias estão bem desenvolvidas. Já o nosso Rio de Janeiro tem poucas malhas ferroviárias, sendo predominante o transporte de cargas por rodovias”, avaliou Luiz Paulo.

Além de Luiz Paulo, a Frente será formada pelos deputados estaduais, Lucinha (PSD), Martha Rocha (PDT), Claudio Caiado (PSD), Yuri (PSOL), Samuel Malafaia (PL) e Rosenverg Reis (MDB).

“O foco central dessa Frente é a logística do transporte de cargas. Vamos falar da necessidade da ligação da região do Porto do Açu a Minas Gerais, integrando todo Estado do Rio, fazendo escoamento do minério de ferro ou de grãos. Porém, é urgente falarmos também sobre transporte ferroviário de passageiros, em que o caso mais relevante é a Supervia, que vem passando por grandes dificuldades”, comentou Luiz Paulo, citando a concessionária responsável pelo transporte ferroviário na cidade do Rio.

De acordo com Luiz Paulo, é necessário ter a logística de transporte sobre trilhos consolidada, pois nos próximos 2 meses o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Social será entregue, e ele é que irá fundamentar o Plano Plurianual (PPA).

Durante o encontro, Lucinha foi eleita vice-coordenadora, e Martha Rocha, a secretária-geral da entidade, após votação em que os deputados afirmaram que apresentarão novas proposições relativas ao setor.

Martha Rocha pontuou que irá apresentar alguns indicadores e ações que podem ser desenvolvidos para fortalecer o dinamismo da logística de carga através das ferrovias.

“Investir na logística de carga, através da ferrovia, garante o desenvolvimento. O Rio de Janeiro é o Estado que irá receber o maior número de investimento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Podemos verificar se foi destinado algum tipo de verba para essa estratégia e com isso amarrar essas ações do Governo do Estado com o governo federal”, disse Martha Rocha.

A criação da Frente acontece apenas 6 meses depois de o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), apontar, em reunião com o presidente Lula (PT-SP), em fevereiro desse ano, um projeto para a construção da ferrovia EF-118 como uma das prioridades do Estado para esse ano.

O projeto também teria sido pauta de uma visita, também em fevereiro, do prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), ao Senado Federal, já que a EF-118 é considerada importante para o município que abriga o maior número de empresas do setor de óleo, gás e energia do interior do Estado e que é vizinho do Porto do Açu, localizado em São João da Barra.

Também chamada de ferrovia Rio-Vitória, a EF-118 ligará o município de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana, à cidade de Cariacica, na chamada Grande Vitória, no Espírito Santo (ES), passando por 15 cidades fluminenses e outras 10 cidades capixabas.

Entre os municípios ligados pela EF-118, estarão, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim, Casimiro de Abreu, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana, no Rio, e Presidente Kennedy, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Iconha, Piúma, Anchieta, Guarapari, Vila Velha, Viana e Cariacica, no ES.

Além dos deputados estaduais que fazem parte da Frente Parlamentar Pró-Ferrovias da Alerj, participaram também representantes da Associação de Engenheiros Ferroviários (AENFER), da Prefeitura de Japeri, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio (CREA-RJ), do Movimento em Defesa dos Trens (MDT), da Assessoria Fiscal da Alerj, e da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

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