A Prefeitura de Macaé, através de ações da Secretaria de Agroeconomia, seguem realizando trabalhos para auxiliar o escoamento da produção dos produtos da agricultura familiar da cidade para compradores da região.
Entre eles, esteve, nesta semana, um caminhão carregado com 7,5 toneladas de abóboras produzidas no lote do pequeno produtor, Francisco Carlos Fernandes Soares, que saiu do assentamento Prefeito Celso Daniel, localizado às margens da BR-101, rumo ao município de Araruama, na Região dos Lagos.
As ações promovidas pela prefeitura começam com a preparação do terreno, com análise de solo realizada em um laboratório da Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR), que fica em Campos dos Goytacazes.
“A 2ª etapa é corrigir o solo incorporando o calcário, cedido pela prefeitura [de Macaé]. Esse serviço é feito por um trator da Secretaria de Agroeconomia, quando não temos condição de contratar o trabalho de forma particular”, contou o agricultor Francisco Carlos Fernandes Soares.
O pequeno produtor, que tem um lote de aproximadamente 10 hectares (ha), que equivalem a 100 mil metros quadrados (m²), é um dos cerca de 50 produtores rurais de Maria Amália, um dos 3 glebas (espécie de bairro) do assentamento Prefeito Celso Daniel.
Além de abóbora, Francisco Carlos Fernandes Soares produz também alface, couve, cebola, cebolinha, aipim e batata doce, e tem a expectativa, agora, da 1ª safra de coco, prevista para a colheita no final do ano que vem.
“A política pública precisa acontecer. O município ganha, o produtor tem condições de trabalhar, e o alimento é de qualidade, fazendo com que a sociedade consuma um produto saudável e digno. Por todo esse contexto, os auxílios oferecidos pela Prefeitura de Macaé são fundamentais”, comentou o produtor.
Além das ações de apoio aos pequenos produtores, a Secretaria de Agroeconomia promove assistência técnica para a produção, doação de calcário e adubo químico, preparo mecanizado dos solos, transporte de esterco e insumos, e apoio à comercialização.
“Ao todo são 180 atendidos. Está aberta a nova chamada pública para fornecimento da alimentação escolar, com a participação de 93 famílias de Macaé. As ações auxiliam na produção, diminuindo dificuldades e garantindo maiores rendimentos. A consequência é o fortalecimento do eixo econômico da agropecuária”, explicou o secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim.
Leave a Comment