X

Ações contra proliferação do Aedes aegypti voltam a acontecer nas ruas de Macaé depois do feriado com chuvas

Depois de um feriado prolongado com muita chuva na cidade, a Secretaria de Saúde de Macaé continua com as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya.

“A orientação é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar, longe da chuva, todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados. Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito”, enumerou aprefeitura.

Os agentes de combate a endemias (ACEs) voltaram às ruas nessa quarta-feira, 16, e segue por vários bairros da cidade até essa sexta-feira, 18, com mutirões em 10 localidades da cidade, promovendo controle, orientações com visitas de casa em casa e pulverização com carro fumacê.

A ação é realizada através da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, que fará visitas domiciliares com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito e intensificar os cuidados para o controle das doenças em Macaé.

Segundo a prefeitura, os ACEs percorrerão as residências e comércios na Imbetiba, na Nova Malvinas, no Jardim Vitória, no Miramar, na Glória, nos Cavaleiros, na Barra de Macaé e na Brasília, no Jardim Carioca I e II, no Lagomar, e também em Córrego do Ouro, na região serrana do município.

“Na ocasião, os agentes irão fazer o tratamento com larvicida e orientações aos moradores sobre a importância de verificar locais como caixas d’água, calhas, pratos de vasos de plantas, ralos, latas, garrafas, pneus e outros locais onde o mosquito pode se reproduzir”, explicou a Secretaria de Saúde.

O trabalho também terá pulverização com carro fumacê no Lagomar e no Parque Aeroporto, dia 17, no Miramar e novamente no Parque Aeroporto, dia 18, e outra vez no Lagomar, além da Virgem Santa, no dia 19, sempre às 5h e às 18h.

Leave a Comment