Policiais da 82ª Delegacia de Polícia Civil (82ª DP), de Maricá, iniciaram, nessa quarta-feira, 12, a Operação Via Aurum, visando o combate a irregularidades de crimes ambientais em locais de reciclagem de sucata na cidade.
Durante o 1º dia de operação, nessa quarta, no bairro Eldorado, policiais civis prenderam duas pessoas em flagrante, entre elas o proprietário de um ferro-velho na Rua Cairbar de Souza Schutel, e a responsável por um terreno na Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa.
No caso do ferro-velho, além da falta de licença ambiental e de registro de atividade comercial, um laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) apontou poluição do solo causada por uso irregular de uma prensa hidráulica, que liberava óleo e resíduos contaminantes diretamente no chão.
Preso em flagrante, o proprietário, de 52 anos, que não teve a identidade divulgada pela 82ª DP, teria confessado aos policiais, inclusive, que mantinha o estabelecimento como pessoa física, sem qualquer formalização.
Já no caso do terreno, os agentes da 82ª DP encontraram o chamado “gato” na luz, que configura o crime de roubo de energia, confirmado por técnicos da Enel, que apontaram que o espaço usava ligação clandestina, feita em cabos da concessionária.
Depois de apreenderem cerca de 300 metros (m) de fios, os policiais descobriram ainda que o ferro-velho que funcionava no terreno próximo a um córrego também apresentava contaminação do solo, causado por derramamento de óleo e resíduos prensados.
A ação realizou a fiscalização de um 3º ferro-velho no bairro, mas os peritos não identificaram crime ambiental, orientando o proprietário sobre a necessidade de cadastro e licenciamento junto à Polícia Civil.
Além do apoio do ICCE e da Enel, a Operação Via Aurum, batizada com a expressão em latim que significa “Rua do Ouro”, contou com a participação de agentes das secretarias de Transportes e Postura, e de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Maricá, responsáveis pela parte administrativa da fiscalização.
Segundo a 82ª DP, as investigações continuarão nas próximas semanas, com o planejamento de novas ações em outros bairros e localidades, visando coibir o comércio irregular de sucata e proteger o meio ambiente no município.
Leave a Comment