X

“Papo de Responsa” acontece no fim do mês em escolas da rede municipal de Macaé

Programação foi apresentada ontem (8) no auditório da Secretaria de Educação para os diretores das escolas que contam com o segundo segmento do Ensino Fundamental.

Programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro tem como público alvo de sua ação a interlocução com adolescentes e jovens

Bertha Muniz

Com o objetivo de desenvolver ainda mais a questão da cidadania nas escolas, além de ajudar na prevenção ao uso de drogas e à violência, a Secretaria de Educação de Macaé receberá o programa “Papo de Responsa”, em parceria com a Polícia Civil do estado. O programa atua com alunos a partir do 9º ano abordando temas como drogas, crimes na internet, bullyng, cyberbulling, direitos humanos, cultura de paz, mediação pacífica de conflitos e outros correlatos da segurança pública embasados em três pilares: Educação, Segurança Pública e Juventude.

 

Macaé se destaca na região por aderir ao projeto, que será iniciado a partir do final deste mês. A programação foi apresentada ontem (8) no auditório da Secretaria de Educação para os diretores das escolas que contam com o segundo segmento do Ensino Fundamental. Segundo o município, as unidades escolares que irão participar da iniciativa são: Samuel Brust, Leonel de Moura Brizola, Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Ciep Municipal Maringá e Ancyra Gonçalves Pimentel.

 

O encontro reuniu o delegado titular da 123ª Delegacia de Polícia de Macaé, Filipi Poyes, o coordenador da Assessoria de Relações Institucionais da Polícia Civil, Roberto Chaves de Alvarenga, o chefe do Serviço de Educação da Assessoria de Relações Institucionais, Luiz Cláudio Mendes da Cunha, a Secretária Adjunta da Educação Básica, Leila Clemente, além de representantes dos setores como Orientação Educacional, Conselhos Escolares e Segurança Escolar.

 

A superintendente de Educação Integral, Andrea Martins, representou o secretário de Educação, Guto Garcia. "Com certeza este programa vai gerar frutos positivos para os alunos. Já tivemos experiências positivas com o Programa de Resistência às Drogas (Proerd). Agora teremos mais esta parceria promissora", explica Andrea.

 

O Programa Papo de Responsa é um programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem como público alvo de sua ação a interlocução com adolescentes e jovens. Seu principal espaço de atuação é junto às escolas de segundo segmento e ensino médio, públicas e privadas, na promoção do papo, um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas, violência e o papel do policial na sociedade. O programa, hoje, possui uma sede na Cidade da Policia e está vinculado a Delegacia de Combate às Drogas – DCOD.

 

 

 

Leave a Comment