Uma operação conjunta da Prefeitura de Maricá e da Polícia Civil resultou no fechamento de 2 ferros-velhos, acusados de participação em um esquema de furtos de cabos elétricos e danos ao patrimônio público no município.
A ação aconteceu nessa terça-feira, 21, com agentes da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública de Maricá, e da Polícia Civil, que fecharam os ferros-velhos que funcionavam no bairro de Inoã.
Durante a operação, foram apreendidos diversos itens furtados, como cabos, refletores, luminárias de alumínio, carcaças de reator, quadros e energia e postes, alguns equipamentos de patrimônio da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio (Cedae).
Em um dos ferros-velhos fechados, os agentes descobriram ainda um gato de luz, que configura crime de furto de energia, com uma pessoa responsável pelo local sendo autuada pelo crime, além de ser investigada pelos equipamentos da Cedae.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam em andamento, com a ação dessa terça-feira sendo apenas parte de uma operação ainda maior e contínua, voltada ao combate ao furto de patrimônios públicos no município.
De acordo com a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública de Maricá, os materiais apreendidos são semelhantes aos utilizados na iluminação pública da cidade, causando um prejuízo estimado perto de 1 milhão de reais apenas em 2025.
“As ocorrências atingem bairros como Araçatiba, Bambuí, Boqueirão, Itaipuaçu e Inoã, além de pontos estratégicos como a RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto), calçadões e áreas com postes decorativos. No ano passado, aproximadamente 20 mil metros de cabos foram roubados”, detalhou a prefeitura.
Para a secretária de Energias Renováveis e Iluminação Pública de Maricá, Verônica Costa, o município seguirá trabalhando para evitar que os prejuízos sejam sentidos pela população, com ações integradas com as forças de segurança para coibir novos crimes ligados ao patrimônio público.
“Mesmo diante desses crimes, a prefeitura não deixa a população ser prejudicada. Essa operação mostra que o poder público está atuando de forma firme e integrada. Além de repor o material furtado, estamos trabalhando para reprimir a receptação e desarticular quem lucra com o furto do patrimônio público”, revelou Verônica Costa.
Ainda segundo a Polícia Civil, entre o fim do ano passado e o início desse ano, as operações conjuntas com o município já resultaram no fechamento de 6 ferros-velhos fechados apontados como participantes no esquema de furto de energia e danos ao patrimônio público em Maricá.
Para auxiliar as autoridades, a população conta com canais de denúncias de furto ou vandalismo, seja diretamente com a Polícia Militar, através do 190 e do Disque Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1157, ou com o município, através da Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, pelo telefone (21) 99649-5256, pelo WhatsApp (21) 99673-7511, ou pelo Instagram da pasta, através do @iluminacaomarica.
Leave a Comment