Com cerca de oito metros e aproximadamente três toneladas, ela estava encalhada na Praia da Figueira no último domingo (24)
Bertha Muniz
Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada na manhã de domingo (24), em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Com cerca de oito metros e aproximadamente três toneladas, ela estava encalhada na Praia da Figueira.
Apesar de só ter aparecido na praia no domingo, o animal aparenta estar morto há mais tempo, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). De acordo com o órgão, pelo estado de decomposição, o animal havia morrido pelo menos 7 dias antes de ser encontrado.
Para retirada da carcaça do animal, pode ser necessário que ele seja dividido. A causa da morte pode ser avaliada a depender do estado de decomposição que ele for encontrado.
As Baleias Jubartes vivem de 40 a 50 anos, aproximadamente. Os machos da espécie medem de 15 a 16 metros; as fêmeas, de 16 a 17. A maior baleia já vista possuía 19 metros. A dieta dela é composta de krill e peixes pequenos.
Leave a Comment