X

Abrigo é parcialmente interditado pela polícia em Saquarema após denúncia de maus-tratos a idosos

Um abrigo para idosos, localizado na Avenida Vilamar, no bairro de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro, foi parcialmente interditado após uma denúncia de maus-tratos aos residentes na última segunda-feira (20). Segundo informações, foram encontrados indícios de negligência e violação de direitos dos idosos. A Polícia Civil está investigando as imagens fornecidas para confirmar se foram filmadas dentro da instituição denunciada.

De acordo com os vídeos da denúncia, os idosos estavam em condições precárias, comendo em potes de margarina, dormindo em camas sem colchão e ao lado de baldes com fezes.

A prefeitura informou que a Instituição de Longa Permanência (ILP) é privada e nunca recebeu verba municipal, mas é visitada esporadicamente pela Vigilância Sanitária e Ministério Público, que realiza vistorias.

“Durante as visitas, sempre que constatada alguma irregularidade, os estabelecimentos são notificados a resolver os apontamentos do MP e da Vigilância Sanitária Municipal. Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Saquarema recebeu notificação judicial para que efetue a interdição parcial do local. A decisão do juízo será encaminhada para as secretarias responsáveis para que seja cumprida de forma mais célere possível”, finalizou.

A Nova Canaã Lar para Idosos negou as acusações e afirmou que as imagens não são de dentro do abrigo, alegando que “sempre primaram pelo bem estar dos idosos”. Ainda conforme a instituição, nesta terça-feira (21) um representante da OAB e vereadores estiveram no estabelecimento. Além disso, o abrigou afirmou que “as medidas já estão sendo tomadas para responsabilizar quem fez esse vídeo”.

As autoridades competentes investigarão os responsáveis pelo abrigo e poderão responder criminalmente pelos maus-tratos aos idosos.

Leave a Comment