X

Denúncia de vazamento de esgoto leva prefeitura a flagrar crime ambiental em Rio das Ostras

Uma denúncia anônima levou a Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com agentes do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), a identificar a ocorrência de um crime ambiental na Enseada das Gaivotas.

O caso aconteceu nessa terça-feira, 13, quando equipes do Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE), acompanhados de guardas municipais e policiais do PROEIS, receberam informações sobre um grande vazamento de esgoto na Rua Dinah Silveira de Queiroz.

Depois de uma vistoria técnica no local, os agentes públicos encontraram um extravasor instalado de forma irregular por um condomínio, e que direcionava o esgoto para a via, o que é proibido e configura crime ambiental.

Segundo a prefeitura, ninguém foi preso, mas os responsáveis foram autuados e notificados a realizar o reparo de forma urgente, assim como a retirada da tubulação irregular, o que foi feito imediatamente.

“Todas as medidas cabíveis foram tomadas”, informou o município.

Ainda nessa terça-feira, as ações de fiscalização do SAAE, que vem atuando de maneira constante em vários pontos da cidade, acompanharam outra denúncia de vazamento de esgoto, dessa vez na Rua Aristóteles da Cunha, no bairro Chácara Mariléa.

No local, os agentes descobriram que o vazamento era provocado devido à queima de uma das bombas da estação elevatória da Rio+ Saneamento, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município.

De acordo com a prefeitura, o SAAE solicitou o reparo imediato e baixa na rede para normalizar a situação, tendo o vazamento sido solucionado pela concessionária, que foi multada e autuada pelo município, que informou o caso à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).

A prefeitura reforça ainda que o SAAE seguirá com ações de fiscalização de rotina, mantendo um cronograma que vem desde o ano passado, mas lembra a importância da participação da população com denúncias para a efetividade do trabalho.

Para denunciar crimes ambientais ligados à área de saneamento, como vazamentos de esgoto e ligações irregulares nas redes de água e esgoto do município, o SAAE oferece atendimento diretamente pelo telefone (22) 2771-6422.

Relacionados
Leave a Comment