Concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Saquarema, a empresa Águas do Juturnaíba segue trabalhando na construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito de Bacaxá.
De acordo com a empresa, as obras, que estão na fase de construção civil das estruturas, visam melhorar a qualidade de vida da população e promover avanços no saneamento básico, e colaborar para a saúde pública e a preservação ambiental da região.
Com previsão de entrar em operação até o final desse ano, a nova ETE Bacaxá terá capacidade inicial para tratar 60 litros de esgoto por segundo (l/s), com estrutura preparada para uma futura ampliação de mais 30 l/s.
“A unidade foi projetada para oferecer um sistema completo de tratamento – preliminar, primário, secundário, terciário e tratamento de lodo –, garantindo que o esgoto passe por todas as etapas antes de ser devolvido ao meio ambiente. O investimento contribuirá diretamente para a preservação dos recursos naturais da cidade, como rios, lagoas e praias, que fazem parte do cenário e da economia local”, explicou a concessionária
Coordenadora de Engenharia da Águas de Juturnaíba, Larissa Dutra revela que a nova ETE Bacaxá faz parte de um projeto da empresa que tem como objetivo a ampliação do serviço de saneamento do município.
“Com investimento de mais de 30 milhões de reais, a ETE faz parte do projeto de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município e vai beneficiar milhares de moradores. O projeto técnico foi desenvolvido com foco em sustentabilidade, tecnologia, possibilidade de expansão e alto desempenho no tratamento dos efluentes”, detalhou Larissa Dutra.
Ainda de acordo com a Águas de Juturnaíba, as próximas etapas das obras incluem a instalação dos equipamentos, além da infraestrutura elétrica e hidráulica, que devem acontecer, segundo o cronograma da empresa, até o final desse ano.
“Em breve, a nova estação estará em funcionamento, evidenciando o compromisso da Águas de Juturnaíba com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no com o ODS 6 (Água Potável e Saneamento)”, completou a concessionária.
Leave a Comment