Segundo a secretaria de Meio Ambiente do município, a espécie é um Jupará(Potos flavus), mamífero arborícola e da família dos Quatis.
A Prefeitura de Carapebus, no Norte Fluminense, negou que o animal encontrado morto por atropelamento na estrada da Praia de Carapebus fosse um macaco. Segundo a secretaria de Meio Ambiente do município, a espécie é um Jupará(Potos flavus), mamífero arborícola e da família dos Quatis. Apesar de raro, o animal não pertence à família dos macacos ou apresenta qualquer sinal de Febre Amarela.
A informação do achado foi feita pelos técnicos da secretaria. O animal foi encaminhado e entregue para os agentes do ICMBio, que administra o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Seus restos serão necropsiados pelos cientistas ambientais.
O Jupará foi encontrado na manhã de ontem (24) por uma equipe da secretaria de Serviços Públicos na Estrada da Praia. Segundo Ricardo Maia, gestor ambiental, o animal apresenta todos os sinais de um possível atropelamento, como amassamento do crânio, o que teria provocado sua morte. Maia ainda afirmou que o animal não pertence à família dos macacos e nem apresenta sinais de febre amarela. O secretário também descartou qualquer tipo de doença, como a febre amarela, como já está sendo divulgado pelos boatos nas mídias sociais.
Autor: Bertha Muniz
Leave a Comment