Um dos ícones da história do jiu-jitsu no Brasil esteve em Rio das Ostras na última semana. Na ocasião, Célio Caneca esteve presente na Associação Alphaville Rio Costa, onde participou de um seminário com alunos do Clube de Lutas Lula Jiu-Jitsu. O encontro aconteceu nos dias 20, 22 e 24 de junho e também contou com a presença do professor Diego Fernandes, da equipe Gerson Rezende, e o instrutor Leonardo Lourenço, da equipe Genesis Jiu-Jítsu.
Célio Caneca é faixa vermelha e branca e também um dos fundadores da Liga do Estado do Rio de Janeiro de Jiu-Jitsu. Além disso, é vice-presidente da Liga Brasileira de Jiu-Jitsu, também fazendo parte da Associação Brasileira de Mestres de Jiu-Jitsu. Ao longo de seus 74 anos de vida, Célio acumulou muito experiência e conhecimento sobre a modalidade, e agora trata de dividir tudo que aprendeu com os mais jovens.
Um dos que participaram do seminário foi o professor Luciano Oliveira de Souza, dono do Clube de Lutas Lula Jiu-Jitsu. Luciano é faixa preta 3 graus e está se preparando para o Campeonato Mundial, que será realizado no próximo dia 15 de julho pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu. Ele aproveitou o encontro para ampliar seus conhecimentos na parte técnica, defesa pessoal, dentre outras coisas.
“Foi demais. Todos ficaram impressionados com aquele senhor no auge de seus 74 anos e 1,60 m de altura, que demonstrou muita sabedoria, disposição e conhecimento. Mestre Célio não só falou sobre jiu-jítsu, mas também sobre regras, pontuações, aplicação da modalidade como prática esportiva e de defesa pessoal. Quem participou do seminário com certeza não vai esquecer. Foram três dias de muito conhecimento, enriquecimento pessoal e aprendizado. A ideia agora é um seminário aberto a outras academias”, afirmou Luciano.
“Queria muito agradecer ao meu aluno Luiz Rodrigo Alessi, que foi um dos representantes do Jiu-Jitsu junto a diretoria do clube por comprar essa ideia para poder trazer o mestre Célio. Sem ele, esse evento não se realizaria”, complementou Luciano.
Sérgio Barcellos
Foto: divulgação
Leave a Comment