X

Fluminense é multado por comportamento da torcida em partida contra o Flamengo

Rio de Janeiro - 14/07/2019 - Estádio das Laranjeiras.rFluminense treina esta manhã nas Laranjeiras, atividade aberta à rtorcida.rFOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.r r.rIMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação, seu ruso comercial está vetado incondicionalmente por seu autor e o rFluminense Football Club.É obrigatório mencionar o nome do autor ou rusar a imagem.r.rIMPORTANT: Image intended for institutional use and distribution. rCommercial use is prohibited unconditionally by its author and rFluminense Football Club. It is mandatory to mention the name of the rauthor or use the image.r.rIMPORTANTE: Imágen para uso solamente institucional y distribuición. rEl uso comercial es prohibido por su autor y por el Fluminense rFootball Club. És mandatório mencionar el nombre del autor ao usar rel imágen.

O Fluminense foi julgado e punido nesta semana por conta do comportamento de sua torcida. O Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) julgou o comportamento dos torcedores na partida disputada contra o Flamengo no dia 29 de janeiro deste ano, pela Taça Guanabara. Na ocasião, os tricolores gritaram "time assassino", em alusão à tragédia no Ninho do Urubu.

O Flu já havia sido advertido pelo episódio em fevereiro deste ano, mas a Procuradoria do Tribunal recorreu da decisão. Após o novo julgamento, o Tricolor foi punido com multa de R$ 25 mil. A multa foi aplicada com base no artigo 191 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em "deixar de cumprir, ou dificultar o cumprimento: I - de obrigação legal; II - de deliberação, resolução, determinação, exigência, requisição ou qualquer ato normativo ou administrativo do CNE ou de entidade de administração do desporto a que estiver filiado ou vinculado; III - de regulamento, geral ou especial, de competição". O clube Irá recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O Fluminense venceu a partida em questão por 1 a 0. Embora o árbitro não tenha relatado os insultos na súmula, a Procuradoria resolveu fazer a denúncia. O Tricolor foi enquadrado em dois artigos: "pelo teor discriminatório das palavras – 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) – e por descumprir o Regulamento Geral das Competições, Código Disciplinar da Fifa e Estatuto do Torcedor.

Na primeira advertência, o presidente Mário Bittencourt chegou a utilizar suas redes sociais para pedir aos torcedores que não repetissem a atitude. Isso porque o Tricolor pegaria uma punição mais pesada em caso de reincidência.

Foto: Lucas Merçon

Leave a Comment