Alunos da Escola de Vela de Rio das Ostras (Evero), projeto da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer que integra um quadro de 35 programas esportivos do município, foram selecionados para participar do Campeonato Brasileiro de Vela, na classe Dingue, realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela).
Realizado entre os dias 18 e 23 de novembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), em Botafogo, o evento contará com 5 atletas da Evero, selecionados através do Programa Flotilhas Emergentes, da CBVela.
Com objetivo de promover a inclusão, a formação esportiva e o desenvolvimento social de jovens velejadores com origem em projetos sociais, o programa da CBVela permitirá que os atletas possam ampliar horizontes e ver a modalidade como esporte e, quem sabe até como uma futura profissão.
É o que acredita o coordenador técnico da Evero, Marcelo Patrício, que teve suas duas filhas, Marcelly e Maria Clara, selecionadas como participantes do Campeonato Brasileiro de Dingue, juntamente com Luis Eduardo Andrade, Pedro Ribeiro e Lohan Gabriel, todos alunos da escola.
“Esse projeto é uma verdadeira ponte de oportunidades. Nossos alunos saem da zona de conforto e passam a enxergar a vela como esporte, profissão e transformação de vida”, acredita Marcelo Patrício, que acrescenta que, “mais do que competir, nossos jovens estão vivendo um sonho que nasceu dentro de um projeto social. Isso mostra que a vela pode e deve ser para todos”.
Segundo a prefeitura, a participação dos atletas riostrenses reforça o engajamento das equipes esportivas envolvidas, além de consagrar o município como celeiro de grandes talentos nas modalidades aquáticas.
“Seja no mar, nas areias da praia ou nos estádios e ginásios esportivos municipais, Rio das Ostras é uma cidade que inspira e apoia seus moradores na busca por mais qualidade de vida. Ao todo, o município oferece 35 projetos esportivos, incluindo as atividades do paraesporte. As ações auxiliam no desenvolvimento da saúde, socialização, bem-estar e sentimento de pertencimento da população”, detalha a atual gestão, que ampliou o número de programas em 2025, beneficiando cerca de 8 mil moradores com as atividades.
As inscrições acontecem no Estádio Emília Rosa Guimarães, localizado na Rua Miracema, s/n, no Jardim Mariléa, para modalidades esportivas, e no Centro de Treinamento Gilson Zarour, na Rua Elizeth Cardoso, s/n, no Jardim Campomar), para as modalidades paradesportivas.
Leave a Comment