X

Circuito Macaense de Surf 2022 tem etapa final nesse sábado, 7, na Praia do Pecado

Campeonatos de Surf, Bodyboard e Altinha no Festival Esportivo de Inverno, realizado na Praia dos Cavaleiros. Macaé/RJ. Data: 19/08/2017. Foto: Guga Malheiros/Prefeitura de Macaé

Acontece nesse sábado, 7, na Praia do Pecado, em Macaé, a última etapa do Circuito Macaense de Surf 2022, que tem previsão de começar a partir das 8h, e conta com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Esportes.

Localizada entre a Praia dos Cavaleiros e a Lagoa de Imboassica, a Praia do Pecado é considerada um berço dos surfistas macaenses, contando com um fundo do mar em laje de pedra que contribui para ondas constantes, tornando trecho litorâneo ideal para a prática do esporte.

O Circuito Macaense de Surf 2022, que é uma realização da Associação de Surf de Macaé (ASM), que completou 40 anos no ano passado, terá disputas em 4 categorias, Open Feminina, Open Masculina, Master e Kahuna, para os mais experientes.

De acordo com a prefeitura, cerca de 50 inscritos de diversos municípios do Estado do Rio devem participar do evento, concorrendo ao título do circuito e a uma passagem para o México, país que conta com diversos destinos para quem gosta do surf.

Na gestão da ASM, o surfista profissional e professor de surf na Europa, Rafael Brasiliense, é um dos principais candidatos ao título, tendo vencido as duas últimas etapas do circuito de 2022 na categoria Open Masculina.

“Gostaria de convidar a todos a prestigiar esse evento que será um espetáculo com os melhores surfistas do Rio competindo. O circuito contará ainda com uma choperia na praia e outras opções”, disse Rafael Brasiliense, que tem 39 anos e mora desde os 6 em Macaé.

O fim de semana do surf segue em Macaé nesse domingo, 8, a partir das 8h, com o campeonato da Escola Municipal de Surf Tirando Onda, evento que encerra o ano letivo de 2022 com a competição e realiza uma aula inaugural das novas turmas.

Segundo a prefeitura, um total de 20 alunos, com idade entre 10 a 17 anos, concluíram o curso no último ano, com os professores Tony Azevedo, Raphael Madureira, Jorge Luiz e Urlean Ventura, coordenados por Rafael Augusto.

O município lembra que restam poucas vagas na Escola Municipal de Surf Tirando Onda, que completou 20 anos de existência, para turmas de 10 a 13 anos, e de 14 a 17 anos, que têm aulas de manhã e à tarde, em 2 horários, às terças e quintas-feiras, e às quartas e sextas-feiras.

“Pela manhã, há vagas para todas as faixas etárias. À tarde, apenas para alunos de 10 a 13 anos. As inscrições devem ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, no Posto 2 da Praia dos Cavaleiros”, revelou a prefeitura.

Para fazer as inscrições, é preciso que as crianças estejam acompanhadas de um dos pais ou de um responsável, apresentando cópia da carteira de identidade, comprovante de residência, comprovante de matrícula escolar, e duas fotos 3/4.

“Uma avaliação física será feita pela equipe da Secretaria de Esportes. As pranchas ficam na escola. O pré-requisito para inscrição é saber nadar. Além dos ensinamentos técnicos e sobre o mar, os alunos recebem noções de ecologia, como por exemplo os cuidados com a restinga”, detalha o município.

Leave a Comment