Cabo Frio recebeu no último final de semana o Festival Aloha Spirit, considerado o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em esportes aquáticos. Competidores de diversas partes do Brasil “invadiram” a Praia do Forte. De acordo com números levantados pela organização do evento, a competição reuniu cerca de 1500 atletas de 16 estados brasileiros e até mesmo da Argentina.
Ao longo do final de semana foram disputadas diversas modalidades na Praia do Forte. Dentre elas estavam competições de canoa havaiana, stand up paddle (SUP), paddleboard, natação em águas abertas, triathlon waterman, natação water relay e apneia. Segundo estimativas, o evento conseguiu reunir cerca de três mil pessoas na Praia do Forte.
Atletas de Cabo Frio ocuparam papel de destaque no Festival Aloha Spirit. Uma delas foi Lena Guimarães. Ela é a atual número um do Brasil no stand up paddle e também integrante da equipe de canoa havaiana Va’a OC6 Mana Brasil, umas das principais do país. Lena ficou com o primeiro lugar na canoa havaiana com a equipe e em segundo no SUP.
Já Luane Ferreira e Maxwel Coutinho conquistaram o lugar mais alto do pódio na categoria OC2 Mista, mostrando a força da modalidade em Cabo Frio. Os dois travaram uma verdadeira batalha com Dayone Rossi e o filho Igor Rossi e o atual campeão mundial Mauro Batista e Alice Nassif. Outro atleta local que ocupou papel de destaque foi William Miller, que venceu os 1000 metros da natação em águas abertas.
A equipe Mana Brasil do clube Náutico Cabo Frio também foi uma das atrações do Festival Aloha Spirit. Ela é formada pela campeã mundial Dayone Rossi e também pelas atletas Alice Nassif, Lena Guimarães, Silvia Helena, Andressa Saboya e Marta Terra. A Mana Brasil venceu de ponta a ponta a prova de canoa havaiana, na categoria OC6, que valeu pontos para a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade.
Na natação em águas abertas a vencedora foi a gaúcha Betina Lorscheitter, enquanto que Guilherme dos Reis foi o vencedor no stand up paddle. O paulista Thiago Giacomelli foi o campeão na prova de waterman, enquanto Ariane Theóphilo surpreendeu e bateu a amiga e atual campeã brasileira de SUP Lena Guimarães.
Sérgio Barcellos
Foto: divulgação Aloha Spirit
Leave a Comment