A cidade de Rio das Ostras foi uma das 127 selecionadas entre 839 inscrições submetidas em todo o país para a Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação em Tempo Integral, que aconteceu em Belo Horizonte, Minas Gerais (MG).
Realizado nos dias 1 e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC), do governo federal, reuniu projetos e experiências na área da educação municipal em diversas partes do Brasil.
O município foi representado pela experiência “Currículos construídos através de experiências instituintes”, desenvolvida em 4 unidades da rede pública municipal, nos bairros Jardim Campomar, Jardim Mariléa, Âncora, além de Cantagalo.
O projeto de Rio das Ostras, apresentado pela secretária de Educação, Esporte e Lazer, Marcele Mattos, e pela coordenadora do Programa Escola em Tempo Integral, Relica Felix, destacou o trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas da rede pública municipal em diálogo com a realidade dos territórios, saberes locais e práticas inovadoras.
Durante os dias da Mostra, as representantes destacaram os projetos desenvolvidos na rede pública municipal de ensino, além de participarem de conversas consideradas inspiradoras e receberem certificação pelo trabalho realizado.
“Participar dessa Mostra foi um marco para o município. Levamos a nossa experiência, mas também voltamos com novos aprendizados e inspirações para continuar avançando. É um reconhecimento nacional do trabalho coletivo de toda a rede [pública] municipal de Rio das Ostras”, destacou a secretária Marcele Mattos.
Além da apresentação oficial, as representantes de Rio das Ostras participaram de atividades coletivas, que reuniram experiências de todo o país, em uma programação que permitiu trocas e fortaleceu o compromisso da cidade com uma educação pública democrática, inclusiva e transformadora.
A prefeitura lembra que, em Rio das Ostras, os currículos de ensino integral refletem práticas interdisciplinares e ações que reconhecem a pluralidade dos estudantes, com a promoção de atividades em jornada ampliada alinhadas às suas realidades, com as relações sociais e com a construção das identidades dos alunos.
A experiência “Currículos construídos através de experiências instituintes” acontece no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Mestre Marçal Municipalizado, no Jardim Campomar, na Escola Municipal Nilton Balthazar, no Jardim Mariléa, na Escola Municipal Padre José Dílson Dórea, no Âncora, e na Escola Municipal Agrícola Carlos Maurício Franco, em Cantagalo.
“Com essa participação, Rio das Ostras reafirma seu compromisso com a educação integral como política pública, fortalecendo a construção de currículos vivos e instituintes. A seleção nacional da experiência coloca o município como referência no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, inspirando outras redes a construírem uma escola integral que valorize os territórios e o protagonismo dos estudantes”, comemorou a prefeitura.
Leave a Comment