X

Projeto de óleo reciclado é ampliado em mais cinco escolas em Macaé

Alunos da Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel fabricam sabão. Macaé/RJ. Data: 06/06/2016. Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

Colégio Municipal recicla óleo doméstico para produção de sabão em barra, líquido e velas decorativas

 

Daniela Bairros

 

O Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, localizado no bairro Miramar, em Macaé, há sete anos, realiza o projeto “Produzindo Autonomia”, reciclagem de óleo doméstico para produção de sabão em barra, líquido e velas decorativas.

O projeto agora está sendo implantado em outros estabelecimentos de ensino, sendo eles: Raul Veiga (Córrego do Ouro), Sana, Polivalente (Costa do Sol), Olga Benário (Barreto) e Maria Letícia (Novo Cavaleiros), além do Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIADD).

No Ancyra, o projeto envolve 550 alunos da unidade que trabalham uma vez por semana no laboratório de produção de reciclagem de óleo  com auxílio dos profissionais responsáveis. Desde o ano passado, a Coordenadoria Ambiental da Secretaria de Educação de Macaé e a empresa RBM Tratamento de Resíduos realizaram mais uma parceria para dar destino ao óleo que não é utilizado para a produção do sabão. A empresa compra o óleo para reciclar para fabricação de biodiesel.

A equipe do Colégio Ancyra Pimentel fará  uma oficina de capacitação para essas escolas que passam a integrar o projeto. O óleo utilizado pela escola é arrecadado com moradores dos bairros Miramar, Morro de Santana e todos que fazem sua doação no Ancyra, somando cerca de mil litros de óleo recebidos por mês.

Segundo o diretor do colégio Ancyra Pimentel, Eder Pereira Peçanha, parte do óleo arrecadado é usado no projeto “Produzindo Autonomia”, que recicla o material para fabricar sabão em barra, líquido e pastoso, além de velas decorativas. Outra parte do óleo é vendida e revertida aos projetos do Núcleo de Inclusão e Tecnologia e Pesquisa (NINTEPE).

A ampliação do trabalho é fruto da parceria com empresas, cujos containeres armazenam o óleo excedente arrecadado na escola, como é o caso da Transforma Gerenciamento de Resíduos.

Crédito: Rui Porto Filho

Leave a Comment