Planetário inflável e cientifico pode ser visitado até este sábado (25), com horários disponíveis ao público em geral.
Os alunos de Rio das Ostras estão tendo a oportunidade de aprender, com experimentos lúdicos, e com a criação do projeto Ciência Móvel, produção de energia elétrica, gravidade, e outros temas da Física, Química e Biologia.
A mostra, que está no Ginásio Poliesportivo Benedito Zarour, no Jardim Mariléa, até o próximo sábado (25), está sendo coordenada pelo Museu da Vida, da Fiocruz. Escolas que estão com horários agendados estão visitando o experimento. O público também pode conferir as exposições e às atividades na quarta-feira, das 18h30 às 20h30, e no sábado, das 8h30 às 12h.
Uma das atividades é o Girotec, também conhecido como giroscópio humano, usado para o treinamento de astronautas e pilotos. O aluno é colocado nesse grande “pião”, capaz de girar em todas as direções, exercitando assim o equilíbrio.
Entre as atrações do projeto estão os modelos anatômicos do corpo humano, microscópios, coleção de insetos, maquete de casa que mostra a quantidade de energia consumida por aparelhos eletrodomésticos, câmaras escuras explicando como funciona a visão e a mostra “Nas pegadas de Darwin”, resultado da expedição de crianças italianas, acompanhadas por dois cientistas, às Ilhas Galápagos. O Ciência Móvel é uma parceria da Fundação Cecierj e Bio-Manguinhos / Fiocruz e apoio do CNPq, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e Ministério da Cultura.
Daniela Bairros
Crédito: Maurício Rocha
Leave a Comment