X

Saúde ajuda carapebuenses a viver mais e melhor

Atividade física e acompanhamento médico muda a vida de pacientes

 

 

Muitos dos carapebuenses portadores de hipertensão, colesterol alto ou diabetes – em apenas três meses de atividade física com acompanhamento médico – está sentindo uma mudança em suas vidas. Isso graças as atividades do programa “Vivendo com Saúde”, da coordenadoria das doenças crônicas não transmissíveis e idosos, da Secretaria Municipal de Saúde. E para melhor ainda mais esse quadro, a coordenadoria passa a contar com um veículo de transporte que buscará os participantes do programa nos postos de saúde da Rodagem e Embiú, a partir das 7 horas e em Botafoguinho, na rodovia, 178.  As atividades são desenvolvidas todas as segundas, quartas e sextas.

A boa nova foi repassada pela coordenadora do programa Janete Castilho Dias, que desde o início do ano passou a desenvolver a ação que hoje tem 57 participantes ativos, em faixas etárias diversas. O 'Vivendo com Saúde' além das atividades físicas como caminhada e alongamento,que é feito somente após a aferição de pressão e teste de glicemia. Os que estão dentro da normalidade são orientados por uma fisioterapeuta para qual atividade pode desenvolver e nos casos de taxas fora do normal é imediatamente encaminhado ao endocrinologista ou ao PSF mais próximo.

“O programa vem apresentando excelentes resultados clínicos – detalha Janete Castilho – Muitos dos nossos participantes apresentam problemas de diabetes ou pressão alta e vivem sob medicamento. Depois de três meses de funcionamento do Vivendo com Saúde, alguns participantes já não estão mais vivendo sob efeito de medicamentos”.

Sem citar nomes, Janete Castilho informou que uma paciente hipertensa e diabética, que era usuária diária de insulina, em três meses como participante do programa já não é mais dependente do medicamento, está mantendo sua pressão arterial dentro da normalidade e conseguiu emagrecer quinze quilos, sem regime rigoroso, já que recebe – assim como os demais atendidos pelo programa – orientação clínica do endocrinologista.

“Os nossos pacientes fazem caminhada, alongamento sempre na Praça Cordeiro. Estamos buscando entendimento com a Igreja Católica para que ela nos possa ceder seu salão paroquial para as atividades esportivas quando estiver chovendo. E para incentivar ainda mais a participação das pessoas, a prefeitura está cedendo um veículo que fará o transporte dos participantes”, concluiu Janete.

Leave a Comment