X

Maricá assina acordo com empresa chinesa para fabricação de tratores para a agricultura familiar

A Prefeitura de Maricá anunciou, nesse domingo, 23, a oficialização de um acordo para a construção de uma fábrica de tratores no município, com foco na agricultura familiar, utilizando uma parceria tecnológica entre Brasil e China.

Com investimentos previstos de 200 milhões de reais, o acordo, que prevê a construção da fábrica em um terreno no distrito de Ponta Negra, foi assinado nesse sábado, 22, em uma solenidade que contou com a presença do prefeito Washington Quaquá (PT).

“Estamos construindo uma nova economia para Maricá, uma que garanta uma vida boa para a população. Essa fábrica pega o dinheiro do petróleo e transforma numa indústria de tratores que vai revolucionar a agricultura familiar, que produz os alimentos no Brasil; vai gerar empregos qualificados em Maricá e também beneficiar a prefeitura com impostos. Esses tratores vão fazer uma revolução na agricultura familiar do país, que hoje conta só com ferramentas rústicas”, afirmou Quaquá.

Um dos fundadores do Movimento Sem Terra (MST), João Pedro Stédile acredita que a fábrica é estratégica para o desenvolvimento do Brasil, e marca o início de uma nova modalidade de arranjo societário, a “PPPP”.

“É uma parceria público privada e popular (PPPP), pois reúne o governo, empresas privadas, mas também o popular organizado em cooperativas. Um investimento que desenvolve o país e o torna melhor para o povo. Esse é um dia histórico para o Brasil. Por conta desse arranjo societário, por ser a 1ª fábrica de tratores da China no Brasil, e por resolver um problema do povo brasileiro, da nossa agricultura que, de fato, produz alimentos”, avalia João Pedro Stédile.

Para o secretário de Governo de Maricá, Arlen Pereira, o acordo assinado pelo município com a empresa chinesa pode ser considerado um exemplo e um motor para o Sul Global, reforçando ainda mais o conceito da “PPPP”.

“Esse tipo de parceria com um ‘P’ a mais é o futuro. Se os chineses visitavam o nosso parque industrial nos anos 1970, hoje nós precisamos aprender com eles. Ensinam para o mundo como se desenvolver e move o Sul Global. O Brasil não pode perder o bonde da história mais. Vamos desenvolver Maricá e o país”, declarou Arlen Pereira.

Segundo a prefeitura, o acordo permitirá que os tratores produzidos em Maricá sejam adequados para a produção familiar e de pequenas e médias propriedades rurais, reforçando políticas públicas da atual gestão, de valorização da produção e do beneficiamento local de alimentos.

“Temos a AMAR (Companhia Maricá Alimentos) e a AMAR Brasil. Marca registrada que vai levar os nossos produtos para o mundo todo. A missão dela é ser uma das maiores empresas de alimentos do mundo, com o nosso cacau produzido pelo MST na Bahia, com o nosso café. Países que não produzem um grão de café, que não têm um pé de cacau, que ficam controlando o mercado, isso vai mudar. Vamos investir até na maquininha que faz o café, as cápsulas de café, e tudo dessa forma, em ‘PPPP’”, prometeu Quaquá.

Leave a Comment