X

Teatro Firjan SESI de Macaé recebe espetáculo teatral estrelado por Maitê Proença nessa quinta, 19

O Teatro Firjan SESI de Macaé apresenta, nessa quinta-feira, 19, às 20h, a peça teatral “O pior de mim” (OPM), estrelada pela atriz Maitê Proença, que aproveita casos de sua experiência para abordar temas como etarismo, machismo, misoginia e outros preconceitos.

Indicado ao Prêmio Cesgranrio de Teatro 2023 na categoria Melhor Texto, e ao Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2023 na categoria Melhor Monólogo, o espetáculo fala sobre essa nova mulher de 60, optando pela alegria e a esperança ao abordar problemas sociais que parecem não ter solução.

“A peça parte de histórias pessoais para falar de todas as histórias, na medida em que todos desenvolvemos, em maior ou menor grau, mecanismos para nos proteger de dores do passado”, explica a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan).

Para a atriz, a peça, que tem duração de 60 minutos e classificação de 12 anos, e que deu origem a um livro de mesmo nome publicado pela Editora Agir, revisita momentos pessoais da artista frutos de um “espanto diante do mundo”.

“É sobre aquela porta dos fundos por onde todos escapamos quando ninguém está olhando, e levantamos muros onde gostaríamos de ter construído pontes.”, explica Maitê Proença.

Com texto da própria atriz e direção de Rodrigo Portella, dos premiados espetáculos “Tom na Fazenda” e “As crianças”, o monólogo usa do humor para contar as experiências de vida da artista de 65 anos, num diálogo franco com o público, levantando questões existenciais e universais.

Leave a Comment