O Teatro Municipal Joel Barcellos, em Rio das Ostras, recebe 2 espetáculos teatrais nesse fim de semana, com sessões no sábado e no domingo, dias 25 e 26, com apresentações para todos os públicos de todas as idades.
Nesse sábado, a agenda começa com o espetáculo “Quem Já Foi Velho Levanta a Mão”, da Cia Aruten de Teatro, que propõe um cortejo para celebrar a vida, a imaginação, e o conflito a partir do envelhecimento.
Com texto de Sérgio Pires e dramaturgia de Armindha Freire e Vera Lucia Lopes, a peça parte da música “Eu Tinha Medo de Velho” para provocar no público uma reflexão sobre a dificuldade de envelhecer e lidar com quem já alcançou a velhice, numa sociedade que parece cada vez mais cultuar o novo.
No elenco, os atores Armindha Freire, Carol Souza, Eliane Soares, Guilherme Lisboa e Léo Mendes vivem diferentes personagens, como uma mãe e uma filha, comadres, contadoras de histórias, irmãs gêmeas, a velha do saco e um casal de velhinhos, em situações cotidianas.
Com encenação e direção geral de Armindha Freire, que assina a concepção e a cenografia com a diretora de movimentação cênica, Vera Lucia Lopes, a peça mistura linguagens da música, dança, contação de histórias, teatro de bonecos e máscaras, transformando as cenas em paisagens sonoras.
O espetáculo tem ainda iluminação de Rennan Magalhães, direção de arte e figurinos de Alexandre Murucci, bonecos, adereços e cenotécnica de Adilson Lopes, direção musical de Guilherme Lisboa, sonoplastia e operação de som por Issacar Racassi, assistência de produção de Maralys Santos, e assistência de direção de Eliane Soares, com Rose Toledo como costureira e Cris Dantas como intérprete de Libras.
A peça “Quem Já Foi Velho Levanta a Mão” tem início previsto para às 17h, com ingressos vendidos a 15 reais ou entrada solidária a 10 reais mais doação de 1 quilo de alimento não perecível, no site da Sympla, pelo link, https://www.sympla.com.br/evento/quem-ja-foi-velho-levanta-a-mao/3161443.
No domingo, será a vez das crianças com a estreia do espetáculo infantojuvenil “A Vila da Carochinha”, escrito pelo dramaturgo crítico de TV e cinema, Henrique Haddefinir, com direção de Diêgo Deleon e Marcela Jorge.
Remanescentes da antiga Cia Pigmentus de Teatro, a dupla traz para o palco uma história sobre a mítica Vila da Carochinha, onde as crianças não sabem mentir, mas os adultos, sim, até que um misterioso Raio Brilhoso obriga todos a dizerem a verdade.
A peça, que tem no elenco os atores Ágatha Duarte, Yara Neves, Weslley Guimarães e Marcelo Evangelista, acompanha André, um menino curioso que, ao lado de 3 amigos, embarca em uma jornada de descobertas sobre identidade, amizade e coragem.
Com classificação livre, o infantojuvenil inédito que mistura poesia, humor e imaginação, propondo uma reflexão sobre o poder da sinceridade, o espetáculo tem ainda produção de Val Teixeira e trilha sonora original de Rodrigo Zago.
A peça “A Vila da Carochina” tem início previsto para às 16h, com ingressos vendidos no site Sympla, pelo link, https://www.sympla.com.br/evento__3154199, pelos valores de 30 reais (inteira) e 15 reais (meia). O Teatro Joel Barcellos fica na Avenida Amazonas, s/n, na Extensão Novo Rio das Ostras.
Leave a Comment