X

Rio das Ostras anuncia lançamento de edital para novas vagas na Onda ainda em janeiro

A Prefeitura de Rio das Ostras anunciou, para esse mês de janeiro, o lançamento do processo seletivo de novos alunos do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, a popular Onda, da Fundação Rio das Ostras de Cultura (Froc).

De acordo com o município, o edital para as vagas de 2026 da unidade terão como requisito a necessidade do CPF dos alunos no ato de cadastramento, independente da idade, tanto para os cursos básicos quanto para os cursos técnicos das 3 modalidades.

“Foi desenvolvido um sistema próprio, pelos profissionais de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Educação, para a inscrição. Importante destacar que cada número de CPF dará direito a apenas uma inscrição no processo”, explicou a prefeitura.

Quem está de olho nas vagas e ainda não tem o CPF, o município lembra que o processo de emissão do documento é simples e pode ser iniciado gratuitamente pelo site da Receita Federal, através do link, https://www.gov.br/receitafederal/pt-br.

“Ao preencher o formulário eletrônico com os dados da certidão de nascimento ou RG, o sistema costuma emitir o número do documento imediatamente, sem a necessidade de envio de arquivos digitais em um primeiro momento. Somente em casos de divergência de dados é que o sistema gera um protocolo para que o responsável envie fotos dos documentos por e-mail para validação”, detalha a prefeitura.

O município ressalta ainda que a inscrição para o edital será feita exclusivamente de maneira online, através de preenchimento da ficha de inscrição, e que, por isso, é importante ter o número do CPF em mãos.

Sobre o edital, a prefeitura revelou que as vagas abrangem diferentes perfis e idades, com requisitos específicos para os cursos técnicos de Música e Dança, bem como para o curso preparatório de Teatro, que serve como acesso ao técnico.

Entre os requisitos está a obrigação de que os candidatos e candidatas tenham, no mínimo, 15 anos, com previsão de completar 16 até o dia 31 de março de 2026, além de estarem cursando ou já terem concluído o Ensino Médio.

Já sobre o processo de preenchimento das vagas, o edital manterá a necessidade de prova prática ou teórica para os cursos básico e técnico de Dança, preparatório de Teatro e técnico de Música, enquanto, no caso dos cursos básicos de Música e Teatro, as vagas serão preenchidas por meio de sorteio.

Relacionados
Leave a Comment