X

Orquestra de Sopros da Nova Aurora, de Macaé, se apresenta no Rio nesse sábado, 18

A Orquestra de Sopros, da Sociedade Musical Nova Autora, de Macaé, foi convidada para abrir o III Simpósio de Bandas da Fundação Nacional de Arte (Funarte), que acontece nesse sábado, 18, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

Segundo a Prefeitura de Macaé, a apresentação no evento que também é conta com a parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através de sua Escola de Música, faz parte das comemorações dos 150 anos da Nova Aurora.

O município lembra que os últimos concertos da Nova Aurora na Sala Cecília Meireles aconteceram em 2005 e 2006, os 2 primeiros anos do maestro titular e diretor artístico, Hélio Rodrigues, à frente do grupo musical.

“Esse convite traz mais visibilidade para a Nova Aurora. Ela é uma das orquestras de sopro de mais destaque no interior do [Estado do] Rio de Janeiro. Estamos em evidência também por trazermos solistas de alto nível. Os músicos são voluntários. É um trabalho amador, porém a qualidade do conjunto é reconhecida por músicos de grandes orquestras, fora do município”.

O III Simpósio de Bandas é realizado pelo Ministério da Cultura, pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio, pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, pela Petrobras, pela própria Sala Cecília Meireles, e faz parte do “Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música”, projeto de extensão da Escola de Música, da UFRJ, em parceria com a Funarte.

Coordenador pedagógico do “Projeto Bandas”, da Escola de Música da UFRJ em parceria com a Funarte, juntamente com os professores Leandro Soares e Everson Moraes, o também professor, Gabriel Dellatorre, falou um pouco sobre o projeto e sobre a Orquestra de Sopros da Nova Aurora.

“Eu conheço o trabalho da Orquestra de Sopros da Nova Aurora há muitos anos. Eventualmente, recebemos na universidade alguns músicos que aprenderam na banda para continuar se profissionalizando. Foi uma grata surpresa, este ano a Nova Aurora poder integrar a programação do Simpósio, com o regente Hélio Rodrigues, que desenvolve um trabalho incrível com a Orquestra de Sopros. A Nova Aurora, entre as bandas civis do Rio de Janeiro, é um grande baluarte. Ela abrirá a programação artística do Simpósio, na Sala Cecília Meireles, uma parceira de longa data da Escola de Música da UFRJ, que acolherá o nosso Simpósio de Bandas”, disse Gabriel Dellatorre.

O professor reforça que um dos objetivos do projeto é dar visibilidade para as bandas e seus trabalhos de repertório e de formação, além de proporcionar momentos de discussão com a universidade e entre as bandas.

Fundada em 1873, a Sociedade Musical Nova Aurora recebeu, nesse ano, o título de Patrimônio Cultural Imaterial de Macaé, conferido pela Câmara Municipal, e já é, desde 2008, Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

Além da apresentação na Sala Cecília Meireles, as comemorações pelos 150 anos da Nova Aurora contam com um encontro para lá de especial no próximo dia 22 de novembro com a banda da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, também de Macaé, e que completa 141 anos nesse ano.

A celebração continua 3 dias depois, no dia 25, com a abertura dos festejos natalinos, com apresentações nos dias 10, 22 e 30 de dezembro, respectivamente, com os concertos Pop Symphony, de Natal e Fim de Ano, todos em Macaé.

Leave a Comment